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Mecanismos de junção e(m) textos das Tradições Discursivas narrativa e prescritiva: um olhar para escrita inicial em contexto do PEJA.

Processo: 23/02331-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Manuella Fernanda Mendonça Gava
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escrita   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto Escrita e Tradição Discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, centra-se num enfoque teórico-analítico, cujo objetivo geral é descrever e analisar o funcionamento dos mecanismos de junção (MJs) empregados em textos das Tradições Discursivas (TDs) narrativa e prescritiva. A partir de uma abordagem específica dos MJs, no contexto de aquisição do modo escrito de enunciação, objetiva-se depreender os correlatos linguísticos, de natureza tático-semântica, associados a eles, no que tange às TDs selecionadas, em que se observam e que ajudam a constituir. Para tanto, serão analisados, numa abordagem quantativa-qualitativa, aproximadamente 60 textos produzidos por jovens e adultos, no contexto do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA-Unesp) (20 textos por faixa etária, cf. o público atendido pelo programa, a saber: 30 a 40 anos; 41 a 50; e acima de 51 anos). Os resultados dessa proposta podem contemplar, portanto, aspectos concernentes à análise linguística de formas juntivas, em contexto de aquisição da escrita.

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