Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das tradições discursivas orais na escrita inicial em contexto do PEJA

Processo: 23/02325-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Giovanna Coelho de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escrita   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto Escrita e TD no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, objetiva investigar o papel que as tradições discursivas(KABATEK, 2005) orais desempenham durante o processo de aquisição da escrita, no contexto do Projeto para Educação de Jovens e Adultos (PEJA-UNESP). Ao assumir a relevância das tradições discursivas (TDs) orais no percurso de aquisição da escrita, objetiva-se examinar a maneira pela qual as TDs orais colocam-se na origem do processo em que o texto escrito torna-se significante para um sujeito. Para isso, adota-se um quadro teórico-metodológico pautado na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos, assentados na hipótese de que o modo falado de enunciar constitui a gênese das relações estabelecidas entre o sujeito e o texto escrito (CORRÊA, 1997). Os resultados a serem alcançados, a partir de uma análise qualitativa, podem colaborar, especificamente, com a melhoria da qualidade do trabalho oferecido pelo PEJA, e, por fim, com a discussão acerca dos aspectos ocultos do letramento acadêmico (STREET, 2009, 2006).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)