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Educação Etnicorracial na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e possibilidades

Processo: 23/02656-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Claudete de Sousa Nogueira
Beneficiário:Deise de Souza França
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06985-8 - Educação etnicorracial na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e possibilidades, AP.EP
Assunto(s):Educação escolar básica   Formação de professores   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | educação etnicorracial | formação docente | Prática de Ensino | Educação para as relações étnicorraciais

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva mapear, investigar e acompanhar práticas pedagógicas relacionadas à questão da diversidade étnico racial, em escolas da rede estadual de ensino de fundamental I (1o.ao 5o.ano) e II (6o.ao 9o.ano), e de ensino médio. A partir do diagnóstico acerca das práticas voltadas para a educação étnico-racial, em suas possibilidades e limites, há também a proposta de desenvolver ações de formação docente, como forma de contribuir para o redimensionamento das práticas e para a troca de conhecimentos e experiências, por meio de oficinas, workshops e rodas de conversa. Este projeto visa, ainda, subsidiar as instituições na definição de políticas públicas educacionais referentes às temáticas da diversidade étnico racial. Esta investigação será realizada com base na pesquisa-ação e na história oral, para o diagnóstico e mapeamento das práticas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial, em suas possibilidades, dificuldades e demandas, bem como para as ações a serem propostas no redimensionamento e efetivação dessas práticas. Os dados serão coletados por meio de entrevistas individuais e/ou coletivas e observação participante. A pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais, a BNCC, o Currículo Paulista e o Projeto Político-Pedagógico das escolas participantes também se fará necessária.

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