Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de junção e(m) textos da Tradição Discursiva prescritiva: um olhar para escrita inicial no Ensino Fundamental I

Processo: 23/02317-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Melissa Gabriela Nunes Chimini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escrita   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto Escrita e Tradição Discursiva no Ensino: dadelimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, centra-se num enfoque teórico-analítico, cujo objetivo geral é descrever e analisar o funcionamento dos mecanismos de junção (MJs) empregados em textos da Tradição Discursiva (TD) prescritiva. A partir de uma abordagem específica dos MJs, no contexto de aquisição do modo escrito de enunciação, objetiva-se depreender os correlatos linguísticos, de natureza sintático-semântica, associados a eles, no que tange à TD prescritiva, em que se observam e que ajudam a constituir. Para tanto, serão analisados, numa abordagem quantitativa-qualitativa, 50 textos produzidos por sujeitos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas do município de Assis-SP (10 textos de cada ano). Os resultados dessa proposta podem contemplar,portanto, aspectos concernentes à análise linguística de formas juntivas, em contexto de aquisição da escrita.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)