Busca avançada
Ano de início
Entree

O sentido de tempo na tradição discursiva narrativa: uma abordagem linguístico-discursiva da escrita inicial no Ensino Fundamental I

Processo: 23/02791-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Bruna de Paula Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escrita   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto Escrita e Tradição Discursiva no Ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, objetiva investigar a configuração dos mecanismos de junção (MJs) temporais, provenientes da Tradição Discursiva narrativa (cf. KABATEK, 2008). Por meio de uma abordagem linguístico-discursiva, será realizado o mapeamento do funcionamento dos MJs, com sentido temporal, a partir do critério bidimensional de análise sintático-semântica (RAIBLE, 2001; KORTMANN, 1997; HALLIDAY, 1985), bem como de pressupostos teórico-metodológicos para uma abordagem da heterogeneidade da escrita (CORRÊA, 1997). Para tanto, serão analisados, numa abordagem quantitativa-qualitativa, 50 textos produzidos por sujeitos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas do município de Assis-SP (10 textos de cada ano). Os resultados dessa proposta contemplarão, portanto, além de aspectos concernentes à análise linguística de formas juntivas, em contexto de aquisição da escrita, também aspectos concernentes à relação entre língua e discurso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)