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Impactos da articulação de histórias infantis com o ensino por investigação na aprendizagem da química e na alfabetização científica e tecnológica de estudantes de ensino fundamental

Processo: 23/03811-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Tathiane Milaré
Beneficiário:Juliane Karoline dos Santos Lobo
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06987-0 - Impactos da articulação de histórias infantis com o ensino por investigação na aprendizagem da química e na alfabetização científica e tecnológica de estudantes de ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Ensino de química   Literatura infantojuvenil   Métodos de ensino   Ensino de ciências   Aprendizagem escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos Iniciais | atividades investigativas | Ensino De Química | Literatura Infantil | Metodologia de ensino | Ensino de Ciências

Resumo

A aprendizagem da Química não se restringe ao domínio de conhecimentos microscópicos e representacionais que lhe atribuem um caráter mais complexo e abstrato. O processo de reconhecimento e de estabelecimento de relações entre a diversidade, as propriedades e os usos dos materiais na sociedade pode ser estimulado desde os anos iniciais é fundamental para o aprofundamento da aprendizagem da química nas séries seguintes. Em contrapartida, a leitura e a escrita são bastante estimuladas nessa etapa do ensino e o uso de histórias infantis pode contribuir para essa aprendizagem, além de estimular a curiosidade, a criatividade e a imaginação, atributos importantes nas atividades investigativas. O ensino por investigação é uma metodologia de ensino que supera as abordagens tradicionais, favorece o protagonismo dos estudantes e possibilita um ensino de ciências mais alinhado aos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Nesse contexto, propõe-se investigar o impacto da implementação de sequências didáticas envolvendo histórias infantis e atividades investigativas no desenvolvimento da aprendizagem da Química e da Alfabetização Científica e Tecnológica de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considera-se como hipóteses que: as histórias infantis podem ser utilizadas na contextualização e problematização de experiências de química; os estudantes podem aprender conhecimentos químicos contextualizados em histórias infantis por meio de atividades investigativas; a abordagem de atividades investigativas na contação de histórias amplia as possibilidades do ensino de ciências nesta fase do ensino; a implementação de sequências de ensino com uso de histórias infantis e atividades investigativas possibilita a ampliação dos indicadores contemplados e a elevação dos níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes. (AU)

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