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Caracterização de misturas solo - LETA com incorporação de aditivos melhoradores de resistência para fins rodoviários - cal hidratada e cimento Portland

Processo: 23/06329-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Acordo de Cooperação: SABESP
Pesquisador responsável:Fabiana Alves Fiore Pinto
Beneficiário:Giulianna Luna Bini Carrosa
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
Vinculado ao auxílio:20/12230-4 - Determinação de requisitos tecnológicos de adequação das propriedades físico-química de lodos de estação de tratamento de água, para uso benéfico em obras geotécnicas, AP.PITE
Assunto(s):Pavimentos   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:lodo de ETA | pavimentos | Resíduos sólidos | uso benéfico | Resíduos Sólidos

Resumo

O sentido prático, econômico e ambiental da reciclagem e reutilização do lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA) está relacionado não apenas à economia dos custos da disposição, mas também pela diminuição da demanda de agregados virgem, que alivia os encargos ambientais associados às atividades de mineração e exploração de jazidas. Os LETAs após sua desidratação, possuem características que potencialmente viabilizam sua utilização na fabricação de solos estabilizados quimicamente, com aditivos como o cimento Portland e a cal hidratada; materiais cerâmicos; pigmentos para argamassas e revestimentos ou como aditivo para agregados. A cal hidratada é um dos aditivos mais empregados para melhorar as características de solos problemáticos. A estabilização de solos com cal hidratada é eficaz para: melhorar a trabalhabilidade dos solos e facilitar a construção de camadas subsequentes; reduzir o poder expansivo; melhorar a textura e a durabilidade; aumentar a rigidez do solo e consequentemente melhorar sua resistência à deformação permanente. O emprego de solo cimento em camadas de base e sub-base, chamadas camadas cimentadas, têm sido realizados em pavimentos rodoviários, urbanos, aeroportuários, portos, estacionamentos e áreas de armazenamento de materiais. A adição de cimento ao solo é uma forma de melhorar as qualidades plásticas dos mesmos, proporcionando o aumento da resistência do solo e a diminuição de sua compressibilidade e de sua permeabilidade. Outra vantagem do uso do solo cimento em estradas é o aspecto de proteção ao meio ambiente, com as crescentes limitações para exploração de reservas de materiais; neste caso, é possível incorporar os solos locais mediante a estabilização com cimento. Por fim, a possibilidade de reduzir espessuras de camadas que conformam a estrutura do pavimento, sem diminuir a capacidade estrutural delas, é um dos resultados que podem ser obtidos com as características próprias do solo cimento, devido a seu relativamente alto módulo de elasticidade. É nesse contexto que este projeto de pesquisa é proposto, com o objetivo de avaliar o uso de lodos provenientes de estações de tratamento de água (ETA) para a construção de base e sub-base de pavimentos rodoviários.

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