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O estranhamento e a gestualidade: ponderações acerca da materialidade cênica em A Louer.

Processo: 23/04953-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Vinicius Torres Machado
Beneficiário:Laura Barbosa Puche
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Materialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dança-Teatro | Estranhamento | Gestualidade | Materialidade | Materialidade Cênica

Resumo

Este projeto pretende pesquisar quais são os elementos de estranhamento que podem ser reconhecidos no espetáculo A Louer (2011) da companhia de Dança-Teatro Peeping Tom, sediada em Bruxelas e fundada no ano de 2000 pelos bailarinos Gabriela Carrizo e Franck Chartier. Para tanto, a pesquisa terá como ferramenta de análise o conceito de estranhamento tal qual concebido pelo crítico literário Viktor Shklovsky. Este termo aparece em seu texto A Arte como Procedimento, publicado no ano de 1917. Deste modo, serão analisadas particularidades da materialidade da cena presentes no espetáculo A Louer que tornam possível o processo de estranhamento. Neste sentido, destacam-se recursos como a repetição e interrupção nas sequências de movimentos e gestos, assim como dos textos, que geram novas percepções para o público. Através deste recorte, a pesquisa pretende contribuir com o estudo da relação da linguagem da dança e do teatro a partir de um conceito retirado da análise literária para tratar da materialidade da cena.

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