O épico em Aristófanes: reflexões acerca da materialidade da cena em As Rãs
Teatros da voz: antiteatralidade, desoperações do sujeito falante e alguma arte co...
Processo: | 23/04953-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2023 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2024 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Vinicius Torres Machado |
Beneficiário: | Laura Barbosa Puche |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Materialidade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Dança-Teatro | Estranhamento | Gestualidade | Materialidade | Materialidade Cênica |
Resumo Este projeto pretende pesquisar quais são os elementos de estranhamento que podem ser reconhecidos no espetáculo A Louer (2011) da companhia de Dança-Teatro Peeping Tom, sediada em Bruxelas e fundada no ano de 2000 pelos bailarinos Gabriela Carrizo e Franck Chartier. Para tanto, a pesquisa terá como ferramenta de análise o conceito de estranhamento tal qual concebido pelo crítico literário Viktor Shklovsky. Este termo aparece em seu texto A Arte como Procedimento, publicado no ano de 1917. Deste modo, serão analisadas particularidades da materialidade da cena presentes no espetáculo A Louer que tornam possível o processo de estranhamento. Neste sentido, destacam-se recursos como a repetição e interrupção nas sequências de movimentos e gestos, assim como dos textos, que geram novas percepções para o público. Através deste recorte, a pesquisa pretende contribuir com o estudo da relação da linguagem da dança e do teatro a partir de um conceito retirado da análise literária para tratar da materialidade da cena. | |
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