Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência técnica dos principais clusters da indústria calçadista do estado de São Paulo: uma abordagem por Análise Envoltória de Dados (DEA)

Processo: 23/05287-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Ana Elisa Périco
Beneficiário:Murilo Henrique Zucolotto Escardovelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Clusters   Indústria calçadista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise envoltória de dados | clusters | indústria calçadista | Indústria calçadista

Resumo

O Brasil, ocupa a quinta (5°) posição no ranking global de produção de calçados, sendo hoje, um dos principais países produtores, responsável por 3,9% do total de calçados fabricados no mundo e é o décimo-segundo (12°) maior exportador do setor em número de pares. Historicamente, o estado de São Paulo representa as raízes e referências da produção calçadista no país, uma vez que as principais indústrias do setor nasceram e se desenvolveram fortemente no estado ainda no século XIX. Porém, desde a década de 1970, e de forma mais acelerada a partir da década de 1990, o setor passa por um forte processo de desindustrialização e restruturação organizacional, onde grande parte das empresas migrou para outras regiões do país em busca de benefícios econômicos. Porém, o estado de São Paulo continua presente e participativo na produção nacional, aparecendo como o sexto (6°) estado mais participativo dentro do país, responsável por 5,5% da produção. Dado o processo de reorganização das indústrias calçadistas, passa a ser comum a presença de clusters calçadistas paulistas, ou seja, cidades com conglomerados de indústrias do setor e atividades correlatas que se especializam no segmento. Os principais clusters calçadistas do estado de São Paulo são: Franca, Birigui e Jaú. Juntos, sua participação para a produção estadual em 2021 resultou em 76,2% do total de pares produzidos. Neste contexto, o presente estudo visa analisar a eficiência técnica dos três principais clusters calçadistas do estado de São Paulo, a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA), no período de 2012 a 2021, investigando quais os principais fatores que contribuem para sua eficiência, como mão de obra qualificada, insumos e investimento. Essa pesquisa se mostra de extrema relevância, uma vez que o setor industrial calçadista possui grande relevância nacional e internacional e que, dadas as transformações do segmento, é possível analisar seu desempenho, em termos de eficiência, com relação ao processo de desindustrialização das últimas décadas, bem como o desaquecimento da economia nos últimos anos e, em especial, com a pandemia de Covid-19. Vale ainda ressaltar que este trabalho vem colaborar com a escassa quantidade de investigações sobre o setor utilizando a DEA e da perspectiva de clusters e conglomerados industriais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)