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Manuel Maria Calvet de Magalhães: a trajetória de um intelectual da educação

Processo: 23/00127-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 24 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 23 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Daniel Ferraz Chiozzini
Beneficiário:Daniel Ferraz Chiozzini
Pesquisador Anfitrião: Justino Pereira de Magalhães
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):História da educação   Intelectuais   Trajetórias de vida   Lisboa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Educação Luso-Brasileira | História da Instituições e dos Intelectuais da Educação | Manuel Maria Calvet de Magalhães | História da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva investigar a trajetória e atuação de Manuel Maria Calvet de Magalhães, educador que se projetou no cenário educacional português, principalmente por sua atuação como diretor da Escola Preparatória Francisco de Arruda, na cidade de Lisboa, em Portugal, entre 1956 e 1974. Porém, foi antecedida por uma trajetória como artista plástico, metodólogo e colaborador do Jornal Diário de Lisboa, onde iniciou a publicação de seus artigos, em 1938, e, a partir de 1959, passou a escrever regularmente, com o status de especialista em educação. As orientações e práticas de administração escolar de Calvet Magalhães proporcionaram o adensamento das contribuições ao Diário de Lisboa e lhe renderam uma intensa movimentação no campo da imprensa pedagógica portuguesa, em um período de alterações importantes na política educacional lusitana. Considera-se a hipótese de que esse sujeito pode ser caracterizado como um intelectual situado na ambiência escolar, pois, além de ocupar o cargo de diretor da referida instituição, fez , ao longo de sua trajetória, da educação um objeto epistêmico. Com base nos referenciais teóricos da história das instituições e dos intelectuais, trata-se de analisar um corpus documental composto de textos publicados na imprensa pedagógica e corrente portuguesa e fontes documentais impressas: um compilado de documentos administrativos e pedagógicos sobre a referida escola e a vida de Calvet de Magalhães (relatórios, programas nacionais da disciplina, debates parlamentares etc.). Considera-se também o emprego da História Oral, por meio da realização de entrevistas com educadores que conviveram com o referido autor. A intenção é compreender como Calvet de Magalhães apropriou-se dos bens culturais disponíveis, notadamente das metodologias ativas, desenvolvendo e divulgando uma nova proposta curricular, que colocou o desenho como uma importante disciplina do ensino preparatório e pensando um método de ensino como uma unidade e continuidade no processo educativo. Sendo assim, movimentou-se no exercício da intelectividade, gerando desdobramentos da sua atuação como diretor e articulista de destaque na imprensa pedagógica portuguesa. A pesquisa também contemplará uma comparação entre o campo da educação portuguesa e a brasileira no referido período, buscando diálogos e correlações entre a trajetória de Calvet de Magalhães e a de figuras como Luis Contier e Maria Nilde Mascellani, sujeitos históricos que tiveram experiências educacionais significativas para o espaço e o tempo em que estiveram inseridos, porém que produziram um conhecimento, à época, com valor simbólico decrescente ante a ascenção do pensamento educacional produzido no âmbito acadêmico, que evocava o status de "científico". (AU)

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