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As representações do golpe de Estado de 1964 no Cine Jornal Informativo e no Canal 100 (1962-1965)

Processo: 23/05905-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Beneficiário:Amanda Grasser
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06032-0 - Audiovisual, história e preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946-1974), AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil: Regime Militar | Cinejornais: Brasil | Golpe de Estado de 1964 | Historia do Brasil Contemporâneo

Resumo

Os cinejornais têm uma importância notória como gêneros de circulação social da informação ao longo do século XX. Estes materiais audiovisuais, ao circularem nas diversas mídias e suportes têm forte impacto na fixação dos eventos dentro de uma narrativa histórica e como pauta de memória social, servindo como um suporte visual da memória e do sentido narrado de processos históricos. Em muitos casos, eventos ainda em processo, sem enquadramento narrativo constituído, são captados em formato audiovisual e veiculados pelos meios de comunicação, podendo alterar o desenrolar do próprio processo histórico. Essas premissas servirão de base para analisar as representações da crise política do governo João Goulart e do golpe de Estado de 1964 nos cinejornais abaixo citados, de ampla circulação social no período dos acontecimentos.

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