Busca avançada
Ano de início
Entree

Geração de celulas NK metabolicamente ativas, knockout para o gene Cish, e estabelecimento de estratégias não virais de transferência gênica para a geração de células NK CAR (Off-the-shelf).

Processo: 22/16140-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Virginia Picanço e Castro
Beneficiário:Mara Elisama da Silva Januário
Instituição Sede: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07055-9 - Núcleo de Terapia Celular - NuTeC, AP.NPOP
Assunto(s):Terapia baseada em transplante de células e tecidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cish | Nk Car | terapia celular | Vetores não virais | Terapia Celular

Resumo

Apesar de bem sucedida, a terapia CAR com células T possui limitações que precisam ser superadas para que esta imunoterapia atenda um maior número de pacientes, com redução do custo e aumento da biossegurança. A implementação desta terapia com as células NK traz a possibilidade de uma terapia alogênica "Off the shelf", pronta e disponível para o tratamento dos pacientes. Além das células NK eliminarem células tumorais intrinsecamente, não há riscos de desencadear a doença do enxerto contra o hospedeiro, pois ao contrário das células T, as células NK podem exercer sua função e matar células tumorais sem restrição à moléculas do MHC. Sabe-se que a citocina IL-15 é essencial na promoção da diferenciação e maturação de células NK. Resultados preliminares do nosso grupo de pesquisa demonstraram in vivo o potencial aprimorado das células NK CAR expressando IL-15 juntamente com seu receptor ±. Frente a isto, uma possibilidade que pode potencializar a resposta citotóxica de células NK CAR é a geração de células NK knockout para o gene Cish. A ausência da proteína CIS, responsável por inibir a sinalização de IL-15 para células NK, irá conferir hipersensibilidade à IL-15 às células NK, permitindo que elas tenham maior sobrevivência, proliferação e funções efetoras. Nossa hipótese é que o uso de vetores não virais proporcionarão a geração de células NK CAR mais seguras para uso clínico, com um menor custo, e também com uma maior eficácia terapêutica. Além disso, que as células NK knockout para o gene Cish, que serão geradas, expressando CAR, podem aumentar ainda mais a eficácia e persistência in vivo de terapias NK alogênicas. Assim, esse projeto de pesquisa propõe a geração de células NK CAR com ação citotóxica mais potente, segura e com menor custo, visando abranger um maior número de pacientes para o tratamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)