Busca avançada
Ano de início
Entree

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE TRAJES DA CIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ (1949 -1954): Um estudo detalhado de cinco trajes do filme "Tico - Tico no Fubá"

Processo: 23/04898-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de julho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Fausto Roberto Poço Viana
Beneficiário:Isabela Porto de Oliveira Peruzzi
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação preventiva   Figurino   Museologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Companhia Cinematográfica Vera Cruz | conservação preventiva | Figurino | Museologia | traje de cena | Traje de Cena

Resumo

Este é um projeto de iniciação científica que aborda a conservação preventiva de trajes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, importante marco no cinema brasileiro, com ênfase entre os anos de 1949 e 1954. A Vera Cruz, como ficou conhecida, tem forte valor histórico e cultural para a sociedade paulistana e brasileira: foi pioneira do cinema nacional, no seu modo de operar, e faz parte do cenário social e cultural dos anos de 1950, e mesmo depois dele, pois seus técnicos, depois da finalização das atividades da empresa, assumiram importantes cargos no cinema, na televisão nascente, nas propagandas e muitas outras atividades, incluindo a criação e confecção de trajes de cena, razão de ser deste projeto. Conservar esse acervo - e a proposta do projeto - e focar em oito peças, ao nível de detalhamento que possa ser posteriormente aplicado ao restante da coleção Vera Cruz, é de fundamental importância para a memória paulista e paulistana, pois os trajes oferecem importantes registros para pesquisa: cor, forma, volume, artesania e confecção, formas de construção e costura. O acervo, composto por cerca de 900 peças, pertence hoje à prefeitura da cidade de São Bernardo do Campo, mas está cedida para pesquisa na Escola de Comunicações e Artes, sob os cuidados do Departamento de Artes Cênicas da ECA USP e do Prof. Dr. Fausto Viana. A conservação preventiva é uma das primeiras e mais importantes etapas no trato com o acervo, por protegê-lo e minimizar maiores deteriorações ou perdas, garantindo o acesso desse patrimônio- um documento já quase centenário - para as gerações presentes e futuras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)