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GOVERNANÇA DOS EIXOS TEMÁTICOS DO CPTEn: oportunidade e desafios para a promoção das pesquisas interdisciplinares e das formas de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Processo: 23/14533-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Danúsia Arantes Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Educação   Governança   Transição energética   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Governança | Interdisciplinaridade | Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) | Transição Energética | Interdisciplinaridade

Resumo

A proposta de investigação cuja temática prevê "Governança para promoção das pesquisas interdisciplinares e formas de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)" está ancorada, documentalmente, na analise da criação do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), na perspectiva da gestão que privilegia os conceitos da gestão colaborativa, visando o empoderamento de todos os atores e o desenvolvimento de um ambiente de liberdade criativa. Neste direcionamento, o plano de atividade para o cumprimento da bolsa TT 5 propõe investigar e descrever o fluxo da Governança concebida na criação do Centro, nos aspectos da inovação em processos organizacionais, na liderança de pessoas, no acesso à informação, na incorporação de novas tecnologias desenvolvidas, na infraestrutura e na análise de dados em tempo real, que subsidia a adequação eficiente na tomada de decisões gerenciais e o melhor controle do uso público de energia. Propõe analisar o fluxo da Governança operacionalizada no processo de implementação, manutenção e ampliação do CPTEn, avaliar a estrutura organizacional matricial concebida para o modelo acadêmica do Centro em 8 (oito) eixos temáticos, assim como, investigar as redes de interação entre os eixos e suas respectivas pesquisas e formas de implementação das Metas propostas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A investigação conta com os fundamentos teóricos da educação para transição energética e os processos formativos se envolvem cada vez mais com as discussões da práxis da sustentabilidade socioambiental, assumindo o caráter interdisciplinar do conhecimento (CHARLOT, 2006; SANTOS, 2002; MORIN, 1986; JAPIASSU, 1976; FAZENDA, 1979), na perspectiva do desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A educação para a sustentabilidade socioambiental, acrescenta a essa compreensão interdisciplinar baseada na teoria da complexidade moraniana (MORIN, 1986), um compromisso com uma nova postura epistêmica, em que a crise da racionalidade e a gestão política devem ser levadas em consideração enquanto contextos importantes para as decisões que visem soluções inovadoras de problemas contemporâneos (GOERGEN, 2010; ASSIS & RUTKOWSKI, 2016). Independente das motivações daqueles que defendem a interdisciplinaridade, esta se apresenta, hoje, como uma oposição sistemática a um tipo tradicional de organização do saber, constituindo-se num convite a lutar contra a multiplicação desordenada das especialidades e das linguagens particulares nas ciências (JAPIASSU, 1976, p. 54). Para Fazenda (1979), a interação é condição para a efetivação da interdisciplinaridade, que pressupõe uma integração de saberes visando novos questionamentos, novas buscas, enfim, a transformação da própria realidade. Fundamenta-se também nas alianças intersetoriais como núcleo central para a promoção da inter-relação dos elementos constitutivos: identidade, cooperação, complementaridade e recursos (FERREIRA, 2018; MATOS, 2007). Os fundamentos da hélice quíntupla contextualiza as hélices tríplice e quádrupla, além de acrescentar o ambiente natural para promover uma estrutura analítica, onde o conhecimento e a inovação, estão conectados com o meio ambiente. Esse equilíbrio sustentável entre os caminhos do desenvolvimento, da sociedade e da economia, é essencial para o progresso das civilizações humanas futuras (FISCHER-KOWALSKI; HABERL, 2007). A despeito de possuir um arcabouço teórico robusto e consolidado, faltam discussões analíticas sobre experiências interdisciplinares que levem a cabo as suas contribuições para a Governança. Neste cenário, justifica-se a necessidade de desenvolver pesquisa que explore a sinergia existente entre centro e eixos, entre ações e saberes, tendo como base para a articulação da rede, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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