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Athanasius Kircher (1602-1680) e Joseph Johann Fux (1660-1741) e a defesa do stile antico no mundo germânico contrarreformado

Processo: 23/16145-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Caio Amadatsu Griman
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/07418-8 - O legado duradouro do Gradus ad Parnassum: recepção e adaptação póstuma do método contrapontístico fuxiano, BE.EP.DR
Assunto(s):Musicologia histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Athanasius Kircher (1602-1680) | Joseph Johann Fux (1660-1741) | Música dos sécs | Música germânica contrarreformada | Stilo antico na Monarquia de Habsburgo | Tratados Musicais | XVII e XVIII | Musicologia Histórica

Resumo

A produção musical compreendida entre o fim do séc. XVIII e início do séc. XXconferiram à Áustria, centro do mundo germânico contrarreformado, uma posição centralcomo campo de estudos musicais. Entretanto, ainda são pouquíssimos os estudos dedicadosespecificamente à produção musical austríaca anterior a Haydn. Trata-se, porém, de umobjeto relevante de estudos, por apontar incompatibilidades históricas, culturais epolítico-religiosas pressupostas em uma alegada continuidade entre um repertório alemão"barroco" de cunho reformado, e a produção austríaca do "classicismo", de viés católico.Nesta incompatibilidade situa-se o debate sobre o stile antico e o stile moderno. Se por umlado, autores do mundo luterano, como Mattheson e Quantz, defenderam o stile modernodevido a uma abordagem mais empirista, propondo a confiança no ouvido, por outro lado,escritores ligados à Companhia de Jesus e ao ramo austriaco da Casa de Habsburgo, comoAthanasius Kircher e Johann Joseph Fux, por defenderem uma abordagem mais racionalista etradicionalista, advogaram a favor da conservação do stile antico. O presente projeto depesquisa aborda a hipótese de que uma das principais razões subjacentes à criação dostratados Musurgia Universalis(1650) de Athansius Kircher e Gradus ad Parnassum (1725)de Joseph Johann Fux residia na intenção de preservação do stile antico através da exposiçãode princípios composicionais que pudessem harmonizar a tradição com as inovaçõescomposicionais associadas ao stile moderno. Este estudo possibilitará redimensionar ainfluência dos trabalhos de Kircher e Fux nas gerações de músicos contemporâneas eposteriores a eles, assim como propor uma revisão historiográfica, baseada no estudo datratadística católica dos sécs. XVII e XVIII.

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