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Dançar um combinado de não morrer: O imaginário negro como guia da encenação a partir de Conceição Evaristo e Gal Martins

Processo: 23/02231-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Verônica Fabrini Machado de Almeida
Beneficiário:Victor Timotio de Lima
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Encenação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afrodiáspora | corpo em performance | Encenação | Epistemicídio | Direção; Dramaturgia; Coreografia

Resumo

Este projeto de pesquisa visa um aprofundamento dos estudos da direção cênica ao encontro de uma metodologia de encenação contra-epistemicida, já em construção nas duas Iniciações Científicas anteriores do orientando (FAPESP nº 2020/05287-0 e FAPESP nº 2021/05248-7), a qual encruzilhe seus fazeres estéticos e sua prática política com os saberes afrodiaspóricos a fim de provocar uma fricção com o projeto necropolítico vigente no Brasil atual. Visto isso, será investigada uma transcriação do conto "A gente combinamos de não morrer", de Conceição Evaristo (2018) a uma dramaturgia textual autoral que interseccione a obra da literata com uma escrevivência - conceito relacionado com o fazer artístico de Evaristo - do pesquisador, em conjunto com ferramentas de criação evocadas a partir do imaginário da cultura negra em diáspora. Através desta obra transcriada, será investigada a Dança da Indignação (MARTINS, MOURA, REIS, 2017) enquanto disparador criativo de uma encenação que apreenda os saberes afrodiaspóricos como elementos basilares. De modo a construir um conhecimento que parta não somente da escrita textual, mas, também, da oralidade - comum à cultura pesquisada - serão realizadas entrevistas com artistas que tiveram contato com as metodologias de criação supracitadas. A Pesquisa Somático-Performativa (PSP) será o principal método desta IC a fim de prosseguir com a prática enquanto pesquisa no campo das artes da cena.

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