Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do acelerômetro para mensurar atividade física e comportamento sedentário de crianças e adolescentes com doença de Charcot-Marie-Tooth.

Processo: 23/09489-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mattiello-Sverzut
Beneficiário:Daisy de Souza Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Acelerômetro   Crianças   Doenças neuromusculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acelerômetro | Cmt | crianças | Doenças Neuromusculares | Neurofuncional Infantil

Resumo

A atividade física (AF) e o comportamento sedentário são importantes marcadores de saúde geral. Crianças e adolescentes com doenças neurológicas crônicas como polineuropatias de Charcot Marie Tooth (CMT), espinha bífida (EB) e miopatias (MP) têm em comum o comprometimento da mobilidade, o que predispõe ao comportamento sedentário e descondicionamento físico. Estudos com medidas objetivas da AF nesta população ainda são incipientes e, informações desta natureza podem fundamentar intervenções. Neste contexto, o objetivo deste estudo é mensurar quantitativamente a AF e o comportamento sedentário em crianças e adolescentes com doenças neurológicas crônicas. Ainda, serão investigadas associações entre AF, comportamento sedentário, severidade da doença e mobilidade. Trata-se de um estudo exploratório e transversal no qual 20 participantes com EB, CMT ou MP e idade entre 5 e 18 anos usarão acelerômetros triaxiais (ActiGraph wGT3X-BT) no punho por 7 dias. Serão coletados dados de: 1) mobilidade (Escala de Mobilidade Funcional e nível de deambulação); 2) severidade da doença (CMTPedS-br, MFM); 3) Volume de AF diária (média de counts / minuto); 4) Tempo de comportamento sedentário; 5) Volume de AF em dias de semana e finais de semana (média de counts / minuto). Informações adicionais de diários integrarão a análise e processamento dos dados brutos usando o programa ActiLife (6.13.4). Com o programa SPSS (IBM Statistics 25) serão realizadas análises descritivas e testes de correlação de Spearman com as variáveis de AF, comportamento sedentário, severidade da doença e mobilidade, adotando-se um nível de significância de 0.05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)