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Análise da geração de energia fotovoltaica aplicada em escolas estaduais de São Paulo

Processo: 24/04164-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Brenda Peixoto Batista
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Eficiência energética   Energia fotovoltaica   Sustentabilidade   Transição energética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação socioambiental | Eficiência Energética | Energia Fotovoltaica | gestão de energia em escolas públicas | Sustentabilidade | Transição Energética | Análise de geração de energia fotovoltaica

Resumo

A região de São Paulo assim como todas as outras do Brasil, vem enfrentando atualmente uma crise energética que pode ser compreendida sob diversos aspectos, seja na questão ambiental, econômica ou social, o que potencializa a necessidade da transição energética, para que assim seja possível suprir as demandas de energia, como no caso de períodos de secas hídricas, no qual as hidrelétricas operam em condições desfavoráveis. É válido observar que as hidrelétricas são responsáveis por cerca de 65% da produção paulista, o que evidencia uma alta dependência desse tipo de geração.A Energia Solar Fotovoltaica tem um bom potencial para utilização no Brasil devido à alta irradiância solar e da predominância de períodos de sol ao longo do ano, além da praticidade de ser instalada em telhados de edifícios já existentes, sobre reservatórios de água em sistemas flutuantes, estacionamentos e terrenos, aproveitando dessa forma, diversos tipos de espaço. Portanto, a Energia Fotovoltaica se torna uma atrativa forma de geração alternativa para a região de São Paulo, incentivando assim a produção de energia renovável e sustentável, o que impacta diretamente em dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).O estado de São Paulo opera cerca de 5.500 escolas públicas, o que representa um significativo número de unidades consumidoras de eletricidade. As escolas têm papel transformador e multiplicador de conhecimentos de seus alunos, o que induz a levarem conhecimentos e aprendizados adiante, impactando diretamente na sociedade. Portanto, justifica-se as escolas públicas paulistas como foco de estudo desta iniciação científica, pois a partir deste trabalho, busca-se juntamente com outras ações do CPTEn, incentivar alunos e a comunidade com práticas e ações sustentáveis, ajudando na construção de uma sociedade consciente e responsável em relação aos recursos, como a energia.A partir disso, este projeto visa o estudo e análise da aplicação de Energia Fotovoltaica conectada à rede nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para isso, o/a bolsista precisará realizar um levantamento dos edifícios públicos envolvidos dentro do domínio do estado e então com a obtenção dos dados das faturas de energia das escolas, identificar o perfil do consumo de eletricidade, para que assim possa ser estimado a quantidade de módulos fotovoltaicos necessários para atender o consumo requisitado; em seguida, fomentar estudos acerca dos pontos ótimos para a possível implementação de sistemas de geração fotovoltaica (telhados, estacionamentos, espaços diversos) considerando questões de perdas de eficiência da tecnologia devido à múltiplos fatores; executar simulações de geração com a ajuda do software providenciado pelo CPTEn, o HelioScope; e por fim, analisar os resultados finais encontrados.Este estudo pretende auxiliar no planejamento de possíveis implementações futuras de Energia Fotovoltaica em escolas da região, contribuindo com a ampliação de geração de energia renovável e limpa no Estado, promovendo ações que se alinham com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e incentivando assim, o uso de tais tecnologias.-Identificar o perfil do consumo de eletricidade das escolas estaduais de São Paulo;-Elencar os pontos ótimos para implementação de sistemas de Energia Solar Fotovoltaica;-Executar simulações de geração e analisar os relatórios obtidos com o auxílio do software HelioScope;-Analisar os resultados finais obtidos.

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