Busca avançada
Ano de início
Entree

Prática psicológica psicanalítica grupal com crianças na contemporaneidade: produção em artigos científicos

Processo: 23/13726-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Ananda Kenney da Cunha Nascimento
Beneficiário:Alan da Silva Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Prática de grupo   Teoria psicanalítica   Psicologia clínica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Prática de Grupo | Teoria Psicanalítica | Psicologia Clínica

Resumo

A participação do sujeito, desde a infância, em diferentes grupos desempenha um papel fundamental em seu desenvolvimento emocional e sócio-cultural. Ao considerar o grupo como modalidade de intervenção psicológica, notam-se transformações significativas acerca do entendimento sobre essa prática, tendo a abordagem da psicanálise se destacado na análise de fenômenos grupais. Dada a importância que a fase da infância tem na contemporaneidade, por ser reconhecida como um período crítico do desenvolvimento humano, e por reconhecer os benefícios terapêuticos do trabalho em grupo à promoção de saúde mental das crianças, este projeto de pesquisa tem o intuito de examinar produções científicas acerca das práticas psicológicas clínicas grupais com crianças, a partir de uma abordagem qualitativa embasada nos pressupostos teóricos psicanalíticos, sobretudo da escola inglesa. Assim, buscar-se-á nas plataformas SciELO, BVS, Capes e PePSIC, artigos científicos publicados entre 2019 e 2023 que relatam determinadas experiências; na sequência, a partir achados incluídos, pretende-se formular apontamentos, identificar os principais temas que circundam a infância e analisar o manejo clínico de orientação psicanalítica com grupos com crianças. O método será a revisão sistemática da literatura, adotando como procedimentos a discriminação do processo de exclusão e inclusão dos achados, os quais serão agrupados, analisados e interpretados por meio da técnica da Análise Temática. Espera-se que os resultados deste estudo ampliem o conhecimento científico sobre as ações psicológicas grupais com crianças, contribuindo à fundamentação teórica psicanalítica da escola inglesa e ao preparatório técnico necessários ao exercício da prática profissional voltada ao bem-estar e à promoção da saúde mental na infância.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)