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A natureza humana e a existência de Deus nos primeiros escritos de Denis Diderot

Processo: 23/16125-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Arlenice Almeida da Silva
Beneficiário:Sabrina Mara Sossa
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ateísmo   Ceticismo   Deísmo   Materialismo   Moral   Teoria do conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ateísmo | Ceticismo | Deísmo | Materialismo | moral | Teoria do Conhecimento

Resumo

O projeto busca compreender a progressão do pensamento moral diderotiano em direção ao materialismo, a partir da análise de suas obras iniciais, em especial o Passeio do Cético. A pesquisa começa com a caracterização da argumentação religiosa no Passeio, procurando recuperar os debates entre as personagens e identificar a corrente de pensamento à qual Denis Diderot mais se aproxima; como segundo passo, confronta os desdobramentos das mesmas questões em Pensamentos Filosóficos no qual, paulatinamente, afirma-se uma proposta moral laica, sem preceitos teológicos, evidenciando como os Pensamentos já apontam para a defesa do materialismo, presente na futura Carta sobre os cegos (1749). Pretende-se demonstrar que a argumentação inicial em Diderot é marcada por inconstâncias e incertezas, o que muitas das vezes dificulta a compreensão não anacrônica da obra. Isso porque, ao retomar a discussão filosófica em meados do século XVIII sobre a natureza humana, o filósofo traça um caminho tortuoso, no interior do qual o argumento ateísta conquista lentamente um espaço considerável. Assim sendo, com a intensa leitura e análise das obras referidas do pensador e dos textos citados na bibliografia, a pesquisa almeja contribuir para o entendimento da primeira fase da filosofia diderotiana.

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