Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de formulações filmógenas contendo anestésicos para aplicação bucal, utilizando técnica de eletrofiação.

Processo: 24/00701-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Osvaldo de Freitas
Beneficiário:Guilherme Prado Corrêa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anestésicos locais   Eletrofiação   Filmes   Sistemas de liberação de medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anestésicos locais | eletrofiação | filmes | Sistemas de liberação

Resumo

A utilização de anestesias em procedimentos médicos e odontológicos, contribuíram para a adesão de pacientes em tratamentos e assim ampliaram a promoção em saúde e qualidade de vida. Os anestésicos são uma classe de fármacos atuantes no sistema nervoso central inibindo a percepção da dor, o que traz maior conforto para o paciente durante procedimentos e cirurgias. Contudo a anestesia infiltrativa - recurso mais comumente usado para anestesias - ainda assusta muitos pacientes. Uma alternativa menos invasiva, como é a forma filmógena, para a administração local de anestesias, reduz o número de pacientes ociosos e agrega confiança e conforto aos tratamentos. Filmes são formas farmacêuticas sólidas compostas de polímeros, preferencialmente bioadesivos, fármaco e outros adjuvantes que contribuam com às propriedade físicas e físico-químicas desejadas. Dentre os métodos de obtenção de filmes, a eletrofiação monoaxial se destaca por proporcionar filmes altamente porosos o que facilita a penetração de líquidos e possivelmente a liberação rápida do fármaco. A formulação se dá a partir da incorporação dos fármacos a uma mistura de polímeros e o conjunto é submetido a eletrofiação, com a deposição dos fios formando uma malha homogênea, o filme. Os ensaios de quantificação do teor, da liberação e da permeação dos fármacos a partir do sistema serão realizados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). As propriedades físicas também serão avaliadas, entre elas: reologia de fluxo, bioadesão, tensão de ruptura, elongação e captação de água. Os resultados obtidos serão estatisticamente analisados por sua homogeneidade e aplicabilidade dos resultados à finalidade desejada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)