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Desenvolvimento de um APP pedagógico e de caráter lúdico para aplicação em procedimentos educativos, com objetivo de formar comunidades de energia para populações de baixa renda

Processo: 24/08361-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Hugo Enrique Hernández Figueroa
Beneficiário:João Lucas Santos Penha de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Geração distribuída   Sistemas fotovoltaicos   Tecnologia social   Transição energética   Vulnerabilidade social   Computação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidades de energia | Geração distribuída | Sistema Fotovoltaico | tecnologia social | Transição Energética | vulnerabilidade social | Computação

Resumo

A contemporaneidade traz a mudança de paradigmas energéticos, a sustentabilidade, a inclusão social e a digitalização das relações de trabalho como desafios complexos, especialmente para os países que estão em processo de desenvolvimento e apresentam níveis significativos de defasagens técnicas, sociais e econômicas, como é o caso brasileiro. A maior escassez de oferta de cursos sobre energias renováveis está nos países em desenvolvimento, de modo que isso está relacionado a limitações financeiras e poucos formadores habilitados [1]. Tais fatos são corroborados por [2], que afirmam que a disseminação do uso das energias renováveis encontra barreiras de ordem tecnológica, econômica, sociocultural e institucional. Segundo eles, algumas tecnologias desenvolvidas não satisfazem as necessidades percebidas para os fins dos usuários, enquanto algumas nem apresentam custos efetivos. Ainda segundo esses autores, as grandes barreiras socioculturais e institucionais para a disseminação de tecnologias em energias renováveis devem ser superadas em larga extensão. Nesse sentido, afirmam que a educação em energias renováveis teria de ocorrer em nível global e de massas e que educação não escolar sobre o tema deveria ser destinada àqueles que nunca puderam frequentar a escola, aos desempregados que abandonaram seus estudos e aos adultos interessados em adquirir novas habilidades e conhecimentos. Para [3], uma forma alternativa de educação deveria ser utilizada para divulgar as energias renováveis, de modo a se configurar um aprendizado que considere a subjetividade dos indivíduos, estimule a criatividade e ative pontos de interesse que possam desencadear conexões com outras questões e, assim, possibilitar a formação de uma rede de significados.Com a finalidade de promover emancipação pela apropriação de princípios da geração distribuída fotovoltaica, processos educativos diferentes daqueles que acontecem na escola são demandados para a formação de comunidades de energia para populações de baixa renda, uma vez que esta realidade é caracterizada pela escolaridade insuficiente ou inexistente do público-alvo. Dessa forma, a abordagem utilizada é a Educação Não Formal, que parte da realidade concreta dos educandos e de suas motivações. Nesse contexto, recursos pedagógicos se fazem necessários para facilitar o aprendizado, de modo que as TICs configuram um recurso válido e eficiente, uma vez que o uso de celulares é atualmente bastante difundido na população em geral, mesmo entre os mais pobres. Dessa forma, a proposta deste projeto de IC é desenvolver um aplicativo pedagógico e caráter lúdico, para uso num contexto de baixa escolaridade, com a finalidade de reforçar conceitos aprendidos nas oficinas de formação.

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