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Implementação de um modelo de gestão do conhecimento para dar suporte a processos de educação e conscientização em saúde no contexto das doenças raras

Processo: 24/06751-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Domingos Alves
Beneficiário:Diego Bettiol Yamada
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10203-8 - Promoção da Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras: Fortalecimento da Rede de Atenção, Registro e Conscientização no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, AP.PP
Assunto(s):Doenças raras   Políticas públicas   Gestão do conhecimento   Conscientização   Educação em saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção integral | doenças raras | Politicas Públicas | saúde digital | Saúde Digital

Resumo

Conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério daSaúde do Brasil, a educação e a conscientização em saúde são processos fundamentaisdeterminantes para o sucesso de estratégias de promoção de saúde pública. Principalmente em relação às doenças raras, essas ações são necessárias e relevantes, visto a existência deestigmas e discriminação neste ambito. Atualmente, muitas iniciativas internacionais realizam ações para enfrentar esses obstáculos. No Brasil, apesar da institucionalização da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras em 2014, as ações referentes à educação e conscientização em saúde nem sempre são transparentes, bem estruturadas e eficientes na prática, dificultando o cumprimento dos direitos estabelecidos pela constituição. Adicionalmente, estudos mostram que, apesar dos currículos em saúde estarem sobrecarregados, é necessário complementar o ensino propondo as estratégias e objetivos educacionais sobre doenças raras de maneira atraente e inovadora. Neste cenário, a Gestão do Conhecimento exerce papel fundamental como um conjunto de tecnologias, métodos e procedimentos para aprimorar a organização, a disseminação, o uso e a geração do conhecimento em organizações de alta complexidade gerencial. Um plano de Gestão do Conhecimento adequado às necessidades da organização permite uma alocação de recursos eficiente, melhores índices de excelência na prestação de serviços, e maior satisfação do paciente. Dessa forma, este projeto tem como objetivo principal aplicar um modelo de Gestão do Conhecimento no âmbito do complexo acadêmico de saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Isso será realizado através de métodos científicos robustos focados nos resultados em benefício do cidadão, uso de tecnologias informacionais consistentes e padrões validados internacionalmente, alinhados com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. (AU)

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