Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos de Roteamento para Sistema de Veículos Sob Demanda para a Última Milha

Processo: 24/06006-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Raphael Yokoingawa de Camargo
Beneficiário:Gabriel Schwartz
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11959-3 - CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas, AP.CCD
Assunto(s):Aprendizado por reforço   Aprendizagem profunda   Mobilidade urbana   Aprendizado computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado por Reforço | Aprendizado profundo | Microtransit | mobilidade urbana | Mobility-on-Demand | Problema da Última Milha | Aprendizado de Máquina

Resumo

Usuários do transporte público frequentemente utilizam algum meio de transporte para se deslocar por poucos quilômetros até acessar o sistema de transporte em massa mais próximo. Este deslocamento, denominado de última milha, costuma ser caro e ineficiente. Uma alternativa que está sendo utilizada é o uso de Vans (microtransit), que teriam como origem ou destino hubs de transporte de alta e média capacidade e operando no formato Mobility-on-Demand (MoD). Neste projeto, o bolsista irá avaliar algoritmos de Roteamento para Sistema de Veículos Sob Demanda, com a implementação e testes destes em uma simulações no MatSim. O objetivo será avaliar que tipos de algoritmos funcionam melhor no contexto de São Paulo e propor abordagens baseadas em aprendizado de máquina para melhorar estes algoritmos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)