Busca avançada
Ano de início
Entree

Divulgação Científica de Big Social Data: Popularização de Pesquisa Científica sobre dados coletados do Twitter (X) durante eleições presidenciais

Processo: 24/00479-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Sylvia Iasulaitis
Beneficiário:Victoria Andrade
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03090-0 - Análise de grandes volumes de dados políticos e redes complexas: mineração, modelagens e aplicações em Ciência Política Computacional, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Divulgação científica   Fake news   Mídias sociais   Twitter   Análise de redes sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Big Social Data | Divulgação Científica | eleições presidenciais | Fake news | Mídias sociais | Twitter | Análise de Redes Sociais

Resumo

Com este projeto o intuito é desenvolver um processo de divulgação científica relacionado à pesquisa a qual se vincula, que disponibilizará dados e análises acerca de informações públicas relacionadas à política nacional, ao processo eleitoral brasileiro e ao comportamento de usuários em redes sociais. Serão produzidos e veiculados publicamente materiais multimídia, gratuitos e de qualidade, a fim de divulgar os resultados da pesquisa e, assim, fomentar o debate crítico e cidadão. O intuito é aproximar o público não especializado ao processo e ao método científico e, desta forma, contribuir para a popularização da ciência e para a compreensão de temas que influenciam em decisões cotidianas, no cenário político e em processos sociais, como a proliferação de discursos de ódio e as fake news. Para tais finalidades, serão produzidos e divulgados vídeos (reels) para redes sociais,podcasts, textos e infográficos em mídias oficiais do projeto, canais institucionais e veículos de comunicação externos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)