Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas ...
Escre(vivências) potentes na EJA e na socioeducação: construindo metodologias e po...
Processo: | 24/06395-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2024 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2025 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Química |
Pesquisador responsável: | Amadeu Moura Bego |
Beneficiário: | Maria Fernanda de Souza |
Instituição Sede: | Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Assunto(s): | Equidade educacional Formação de professores Métodos de ensino Ensino de química |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | design-based research | Equidade Educacional | formação de professores | materiais instrucionais | práticas de ensino | Representações da prática | Ensino de Química |
Resumo Este projeto de pesquisa possui como temática geral a formação continuada de professores de ciências com foco nos princípios da equidade educacional, sendo parte de uma pesquisa maior em desenvolvimento. Os objetivos específicos desta pesquisa são: 1. Mapear, organizar e desenvolver um banco de dados com extratos representativos, em materiais audiovisuais, de práticas de ensino dos professores de ciências parceiros, a partir da intencionalidade de seu planejamento de ensino; e 2. Analisar a prática de ensino desses professores de ciências à luz dos pressupostos da equidade educacional. Um dos desdobramentos da investigação maior é justamente o registro de aulas e sua categorização segundo interesses derivados de pesquisa. Portanto, este projeto se orientará pelos pressupostos teóricos e metodológicos das pesquisas de desenvolvimento. Esse desenho de pesquisa é visto como um grande guarda-chuva de abordagens metodológicas focadas em conjugar a investigação e o desenvolvimento de produtos, cuja aplicação está na solução de um determinado problema. Para se atingir os objetivos propostos neste projeto, duas etapas de procedimentos metodológicos serão necessárias: 1. Mapear, estruturar, roteirizar e armazenar trechos de vídeos de instrução em sala de aula e produção de episódios representativos, de acordo com suas intencionalidades prescritas em seus planos de ensino, a fim de comporem um banco de dados, produto a ser gerado no desenvolvimento deste projeto; e 2. Analisar as gravações dos professores à luz dos referenciais sobre práticas equitativas a fim de caracterizá-las. Ao final, geraremos como produtos educacionais um banco de dados com extratos representativos de práticas de ensino de professores de ciências a partir de suas intencionalidades de ensino, junto a sua análise à luz dos pressupostos da equidade educacional. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |