Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações de práticas de ensino de professores de ciências para a equidade educacional: desenvolvimento de um banco de dados em materiais audiovisuais

Processo: 24/06395-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Amadeu Moura Bego
Beneficiário:Maria Fernanda de Souza
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Equidade educacional   Formação de professores   Métodos de ensino   Ensino de química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:design-based research | Equidade Educacional | formação de professores | materiais instrucionais | práticas de ensino | Representações da prática | Ensino de Química

Resumo

Este projeto de pesquisa possui como temática geral a formação continuada de professores de ciências com foco nos princípios da equidade educacional, sendo parte de uma pesquisa maior em desenvolvimento. Os objetivos específicos desta pesquisa são: 1. Mapear, organizar e desenvolver um banco de dados com extratos representativos, em materiais audiovisuais, de práticas de ensino dos professores de ciências parceiros, a partir da intencionalidade de seu planejamento de ensino; e 2. Analisar a prática de ensino desses professores de ciências à luz dos pressupostos da equidade educacional. Um dos desdobramentos da investigação maior é justamente o registro de aulas e sua categorização segundo interesses derivados de pesquisa. Portanto, este projeto se orientará pelos pressupostos teóricos e metodológicos das pesquisas de desenvolvimento. Esse desenho de pesquisa é visto como um grande guarda-chuva de abordagens metodológicas focadas em conjugar a investigação e o desenvolvimento de produtos, cuja aplicação está na solução de um determinado problema. Para se atingir os objetivos propostos neste projeto, duas etapas de procedimentos metodológicos serão necessárias: 1. Mapear, estruturar, roteirizar e armazenar trechos de vídeos de instrução em sala de aula e produção de episódios representativos, de acordo com suas intencionalidades prescritas em seus planos de ensino, a fim de comporem um banco de dados, produto a ser gerado no desenvolvimento deste projeto; e 2. Analisar as gravações dos professores à luz dos referenciais sobre práticas equitativas a fim de caracterizá-las. Ao final, geraremos como produtos educacionais um banco de dados com extratos representativos de práticas de ensino de professores de ciências a partir de suas intencionalidades de ensino, junto a sua análise à luz dos pressupostos da equidade educacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)