Busca avançada
Ano de início
Entree

Seletividade de defensivos agrícolas utilizados na cultura do algodão a Jaliscoa grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae), parasitoide de Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae)

Processo: 24/10904-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Pedro Takao Yamamoto
Beneficiário:Sandra Julia Lima de Sousa
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Manejo integrado   Entomologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Biológico | Efeitos toxicológicos | Manejo integrado | Entomologia

Resumo

No Brasil, o controle de pragas, doenças e plantas daninhas na cultura do algodão é realizado comumente por meio de aplicação de produtos fitossanitários químicos. Nessecontexto, a produção enfrenta desafios como pragas, plantas daninhas e doenças, comdestaque para o bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis Boheman, 1843 (Coleoptera:Curculionidae), que representa até 10% do custo total de produção e é controladoprincipalmente por inseticidas químicos. O controle biológico, especialmente com oparasitoide Jaliscoa grandis Burks (Hymenoptera: Pteromalidae), é uma alternativapromissora, mas os pesticidas frequentemente podem afetar a sua eficiência. Portanto, oestudo proposto visa avaliar a seletividade de defensivos agrícolas para o parasitoide, visandoum manejo integrado mais eficaz dessa praga do algodoeiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)