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Estudo dos facilitadores e das barreiras para a implementação do apoio matricial intersetorial no combate à violência nos serviços da Educação do distrito Norte de Campinas: uma pesquisa de implementação

Processo: 24/12766-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Rosana Teresa Onocko Campos
Beneficiário:Beatriz de Oliveira Rover
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/09651-6 - Qualificação do apoio matricial intersetorial para as pessoas expostas à violência no distrito norte de Campinas: uma pesquisa de implementação, AP.PP
Assunto(s):Exposição à violência   Intervenção psicossocial   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio Matricial | Ciência da Implementação | Exposição à Violência | intervenção psicossocial | Saúde Mental | saúde mental

Resumo

Embora a violência seja um problema social grave e persistente no país, a pesquisa e a implementação de intervenções eficazes para lidar com seus impactos, especialmente no que diz respeito à saúde mental, são bastante limitadas. A ausência de pesquisas de implementação de políticas públicas de saúde para enfrentar os efeitos da violência na população resulta em uma compreensão limitada sobre os melhores modelos de intervenção e sobre as estratégias mais adequadas para a implementação dessas políticas (1). Para enfrentar essa lacuna, é essencial investir em desenhos de pesquisa que identifiquem os obstáculos e facilitadores para a implementação efetiva de abordagens que permitam lidar com as repercussões da violência e que promovam a colaboração entre diferentes setores, a fim de desenvolver ações integradas e multidisciplinares, capazes de fomentar políticas e práticas de enfrentamento mais responsivas (2). Nesse contexto, destaca-se o papel dos serviços de educação, que ao desempenharem um papel ativo na identificação e cuidado às vítimas de violência, os serviços de educação podem desempenhar um papel crucial na promoção do bem-estar e no empoderamento dos indivíduos afetados, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e livre da violência (3). Dessa forma, o objetivo desse estudo, será, a partir de um referencial próprio da Ciência de Implementação, identificar as barreiras e facilitadores para implementação da Rede de Apoio e Acompanhamento às Situações de Exposição a Violência (RASEV) no distrito Norte de Campinas-SP na perspectiva dos trabalhadores dos serviços da educação. O estudo adotará como referencial para investigação das barreiras e facilitadores em nível de sistema e serviços o Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR), e a nível individual o Theoretical Domains Framework (TDF). A investigação será operacionalizada por meio de métodos qualitativos, adotando como procedimento a realização de entrevistas em profundidade com informantes-chave.

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