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Escrevendo História, produzindo segregação: uma historiografia sobre o apartheid kindergarten (1899-1928)

Processo: 23/10729-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Oliveira Silva
Beneficiário:Marcos Paulo Amorim dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):África do Sul   Colonialismo   Segregação racial   História da África
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:África do Sul | Colonialismo | colônias | segregação racial | História da África

Resumo

Na discussão sobre a formação e consolidação do apartheid¸ três tripés são nominalmente eleitos para sua construção. Em primeiro lugar, analisa-se as guerras, como: a Anglo-Zulu (1879) e as Guerra Sul-Africanas (1880-1881; 1899-1902). Após, as limitações ao passe e trânsito das populações nativas, culminando no Colour Bar Act (1894) e na Lei de Terras (1913). Por fim, a própria construção intelectual em torno dos Professores da Universidade de Pretória, como: Geoffrey Cronjé (1907-1992) ou Werner Eiselen (1899-1977). Ainda que a construção acadêmica seja ponto importante dessa definição, esse projeto tem por objetivo refletir outras formas de construção da ideia de segregação racial. Investigando, por meio de textos compilados por viajantes, religiosos e estudiosos das populações nativas sul-africanas, outras formas de propagação da ideia de desigualdade entre as raças: culminando em uma ampla divulgação da segregação racial, antes mesmo da elaboração política. Para tanto, pretende-se proceder com a pesquisa nos arquivos unidos sob o fundo "Travel to the Cape of Good Hope and Beyond", disponíveis no Arquivo Edgar Leuenroth da Universidade Estadual de Campinas (AEL/Unicamp). Essa coleção, contém títulos consagrados nos estudos sobre povos zulus, como: o Reverendo Alfred T.Bryant, em "Olden Times in Zululand and Natal" (1929) e outros, menos conhecidos, como: "Initiation rites of Banasemola", de Werner Max Eiselen (1934). Apesar de os trabalhos terem sido escritos, como no caso de Eiselen, por pessoas que futuramente ocupariam postos políticos de Estado, a pesquisa por entre esses documentos permitirá registrar os movimentos desses personagens na produção de diferença entre as populações negras e brancas no espaço sul-africano, antes mesmo de sua sagração via política. Além disso, permitirá a comparação entre textos afim de compreender que mesmo as formas de segregação pretendidas não são unânimes e variam conforme as condições sociais e culturais dos indivíduos que se arrogavam tal papel de construção.

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