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ESCRE(VIVÊNCIAS) potentes na EJA e na SOCIOEDUCAÇÃO: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos.

Processo: 24/14271-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Debora Cristina Fonseca
Beneficiário:Giovanna Longo Licioni
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11642-5 - Escre(vivências) potentes na EJA e na socioeducação: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Políticas públicas   Psicologia social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eja | Escrevivências | Juventudes | metodologias de ensino | Politicas Públicas | Sócioeducação | Psicologia Social

Resumo

Inserida no universo da Educação de Jovens e Adultos e da Socioeducação, esta proposta depesquisa tem por objetivo construir e avaliar, junto com escolas municipais de EJA e com oCentro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), responsável pelaexecução de medidas socioeducativas em meio aberto, elementos para a implementação deuma política pública de acolhimento e superação das dificuldades escolares de jovens eadultos, bem como de formação de professores da educação básica de EJA e deSocioeducação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, longitudinal ( 4 anos) de pesquisa-ação,que será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com quatroescolas Municipais de EJA e com o CREAS. Inicialmente será realizado um levantamentosistematizado da produção bibliográfica, na perspectiva de "Estado da arte" no que se refereàs metodologias de trabalho em EJA, acompanhado de pesquisa empírica, a ser realizada emtrês etapas, como segue:1) levantamento das dificuldades do processo de ensinoaprendizagem e de acolhimento do público da EJA, destacando-se aquelas relativas àjuvenilização da EJA e aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa; 2) oficinascom metodologias alternativas com o suporte da Escrevivências (Conceição EVARISTO); 3)discussão e análise dos dados realizada através de um questionário individual e rodas deconversa com todos os participantes da pesquisa nas etapas anteriores. Diferentes recursosserão utilizados, na perspectiva da escrevivência e da construção de potentes estratégiasmetodológicas, que contemplem horizontalidade em suas ações, partindo dos contextos devivências desses adolescentes, jovens e adultos, tendo como base suas próprias necessidadese histórias de vidas. Espera-se como resultados, a produção de dados, materiais pedagógicos esubsídios para a elaboração de políticas públicas de EJA, Socioeducação e formação deprofessores em serviço, que possam contribuir para a equidade de direitos e para a reduçãoda desigualdade educacional de jovens e adultos nas escolas públicas do estado de SP.

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