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Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4 e o5o anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo

Processo: 24/17335-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Edda Curi
Beneficiário:Renata Aparecida Barbosa Lima
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11654-3 - Contribuições da pesquisa para o processo de ensino e de aprendizagens dos Números Racionais nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental: um projeto piloto envolvendo Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, AP.EP
Assunto(s):Ensino de matemática   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos Iniciais | Ensino de Matemática | Racionais | Ensino

Resumo

O Projeto Piloto ora proposto, está alocado em dois eixos estratégicos de pesquisa: 1. O Processo deEnsino e Aprendizagem na Educação Básica Pública; 2. Formação e Desenvolvimento de Professoresna Educação Básica Pública. Tem como foco os 4o e o 5o ano dos Anos Iniciais do EnsinoFundamental. O Projeto será coordenado pela pesquisadora Profa. Dra. Edda Curi e pelaspesquisadoras Profa. Dra. Priscila Bernardo Martins e Profa. Dra. Suzete de Souza Borelli, que atuamcomo professoras dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Cruzeiro do Sul.Visa responder a questão de pesquisa: Quais são os conhecimentos que os professores produzem emobilizam ao analisarem os itens e resultados de avaliações diagnósticas relacionados ao Ensino dosNúmeros Racionais e em que medida esses conhecimentos podem influenciar a melhoria de sua práticae das aprendizagens dos seus estudantes? O presente Projeto tem por objetivo geral investigar se ecomo os professores usam os dados das avaliações diagnósticas oferecidas pela Prova Paulista noâmbito da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, visando à melhoria das aprendizagens dosestudantes do 5o ano e de seus indicadores de avaliação. Com esse propósito, recorre-se a umaabordagem de natureza qualitativa de tipologia prática, em que serão utilizados a triangulação de dadose a metodologia de formação Lesson Study. Espera-se ainda que esse projeto piloto produzaconhecimentos novos, a partir das narrativas dos professores em seus relatórios, pois estes possibilitamao professor uma reflexão sobre a prática mais aprofundada do que a simples constatação oral. Aoregistrar sobre o desenvolvimento das atividades planejadas, suas práticas, as dificuldades e avanços deseus estudantes sobre o Ensino dos Números Racionais, o professor constrói uma experiência dereflexão organizada, produzindo, para ele mesmo, um conhecimento novo mais aprofundado sobre oseu desenvolvimento docente suas crenças, sobre o que sabe e o que não sabe a respeito desse tema daMatemática e seu ensino. A socialização desses registros no grupo permite que haja uma reflexãocoletiva e colaborativa sobre o desenvolvimento do trabalho do próprio professor e do grupo ao qualele pertence. Esse conhecimento novo pode ser socializado em outros grupos da própria escola e daDiretoria de Ensino, fortalecendo quadros das referidas instituições.

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