Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa do desempenho acadêmico de estudantes universitários com e sem sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Processo: 24/17240-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Elisangela Mancini Marion Konieczniak
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Avaliação   Desempenho acadêmico   Estudantes universitários   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | desempenho acadêmico | Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade | Universitários | Saúde Mental

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo quantificar o universo de discentes que apresentam indícios de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e comparar o seu desempenho acadêmico com aqueles que não apresentam indícios, considerando taxas de repetência,evasão do curso e rematrícula, nos Centros Universitários de Jaguariúna eIndaiatuba, em São Paulo (Brasil).O projeto está ligado ao Centro Nacional de Pesquisa e Inovação emSaúde Mental (CISM), junto ao Módulo III: "Implementação Científica eTransferência de Tecnologia para a Sociedade", eixo: Universidades. O método de pesquisa será uma sub análise de um grande estudo transversal,delineamento ex post facto, na abordadem quantitativa, com universitários dedois centro universitários privados a partir de questionários auto-aplicados,contendo a escala Adult ADHD Self-report scale (ASRS-18), endereçados por e-mail, mensagem de texto e WhatsApp, e de dados administrativos acerca do desempenho acadêmico destes alunos.Os resultados obtidos possibilitarão identificar a incidência do TDAH na comunidade universitária e suas implicações na vida acadêmica, estimulandopesquisadores a aprofundar relevante e escasso assunto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)