Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial embriotóxico de diferentes formulações de ivermectina usando o sistema modelo zebrafish (Danio rerio).

Processo: 24/19092-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Bruno Fiorelini Pereira
Beneficiário:João Pedro Camargo Mitne
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Formulações   Ivermectina   Peixe-zebra   Ecotoxicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:embriotoxicidade | Formulações | Ivermectina | Zebrafish | Ecotoxicologia

Resumo

A ivermectina (IVM) é amplamente utilizada como antiparasitário de uso veterinário e humano. Foi amplamente utilizada como medida profilática e tratamento da COVID-19, mesmo com eficácia não comprovada. A IVM pode ser utilizada em diversas formulações orais, tópicas e injetáveis, sendo que a toxicocinética e a toxicodinâmica dependem diretamente da composição da formulação e das vias de exposição, contudo, é pouco compreendido como cada formulação pode impactar sua toxicidade. O objetivo do presente projeto é investigar a possível toxicidade das diferentes formulações da IVM bem como do ingrediente ativo no desenvolvimento inicial do zebrafish (Danio rerio). Conduziremos o teste de embriotoxicidade em peixes (FET) estendido (120 h) com 4 formulações da IVM: comprimido de uso veterinário, comprimido uso humano, formulação de uso tópico, fórmula injetável, além do ingrediente ativo. Durante a exposição, a letalidade, taxa de eclosão, frequência de contrações espontâneas, frequência cardíaca e alterações morfológicas serão analisados. Também serão conduzidos ensaios para a avaliação de apoptose com o corante Alaranjado de Acridina (AO) e ensaios para avaliar o consumo de oxigênio após a exposição aos tratamentos. Os resultados fornecidos na execução deste projeto fornecerão insights valiosos para a compreensão da toxicidade da IVM no desenvolvimento embrionário de peixes, além da influência das formulações de uso humano e veterinário da indução de toxicidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)