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Aceitação social da mobilidade aérea avançada (aam): análise da importância relativa e potenciais usuários

Processo: 23/15420-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Giovanna Miceli Ronzani Borille
Beneficiário:Giovanna Miceli Ronzani Borille
Pesquisador Anfitrião: Michael Schultz
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universität Der Bundeswehr München, Alemanha  
Assunto(s):Transporte aéreo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aceitação de Passageiros | Atratividade AAM e UAM | Evtol | Mobilidade Aérea Avançada (AAM) | Mobilidade Aérea Urbana (UAM) | Transporte Aéreo Urbano | Transporte Aéreo

Resumo

O rápido crescimento da urbanização tem gerado diversos desafios, incluindo congestionamento, problemas ambientais e infraestrutura inadequada. Para enfrentar esses desafios, a Mobilidade Aérea Avançada (AAM) surgiu como uma solução promissora, visando fornecer transporte seguro, eficiente e confiável para passageiros, carga e emergências sob demanda em áreas urbanas, suburbanas e rurais. Sabe-se que existem pesquisas para identificar potenciais mercados para a AAM, compreender as barreiras para a sua implementação e explorar os fatores que influenciam na sua adoção e no seu uso. No entanto, compreender a percepção, a aceitação e a adoção da AAM continua sendo um desafio significativo para sua implementação bem-sucedida. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de tomada de decisão dos potenciais clientes ao selecionar seu modo de transporte preferido em um cenário que envolve a AAM e várias outras opções. O objetivo é medir a probabilidade de selecionar cada opção de transporte. Além disso, busca-se explorar a hipótese de que a probabilidade (pontuação de atratividade) de selecionar a AMM como o modo de transporte preferido pode ser estimada usando dados sociodemográficos e características do serviço. Para alcançar esses objetivos, é proposta uma estrutura que combina: Análise Conjunta Baseada em Escolhas, regressão logística e técnicas de aprendizado de máquina para prever a favorabilidade da AAM. Ao analisar amostras de micro-regiões (no Brasil e na Alemanha) e utilizando os dados coletados, temos como objetivo desenvolver modelos que possam prever a atratividade da AAM como opção de transporte. Ao obter informações sobre os processos de tomada de decisão e preferências dos clientes, esta pesquisa pode contribuir para o avanço e a implementação bem-sucedida da Mobilidade Aérea Avançada em sistemas de transporte urbano e regional.

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