Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliando os efeitos de não-linearidades de alta ordem em um aerofólio com 2 GdL com um dissipador de energia não-linear acoplado a ele utilizando estruturas de modelos de discrepância

Processo: 24/20435-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:João Pedro Calegari Mantovani
Supervisor: Rafael de Oliveira Teloli
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institut Franche-Comté Electronique Mécanique Thermique Et Optique - Sciences Et Technologies, França  
Vinculado à bolsa:24/12620-8 - Controle de vibrações aeroelásticas utilizando absorvedores não-lineares de vibração com time-delay, BP.IC
Assunto(s):Dinâmica das estruturas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discrepancy modeling frameworks | nonlinear energy sink | Nonlinearities sctruturals | Dinâmica Estrutural

Resumo

Em ciências aplicadas, é comum ter um sistema geral de equações governantes que descrevem o comportamento e desenvolvimento do sistema dinâmico. No entanto, esse conjunto de equações é derivado de leis de conservação, postulando relações empíricas entre variáveis ou por meio de reduções assintóticas. Esse tipo de problema também está presente em análises complexas de aeroelasticidade. Assim, considerando um modelo de aerofólio com dois graus de liberdade e não linearidades estruturais do tipo enrijecimento, acoplado a um dispositivo de absorção de energia não linear com rigidez cúbica, ou seja, outra não linearidade, este projeto visa utilizar uma estrutura de modelagem de discrepância para avaliar efeitos de ordem superior nesse sistema. A presente proposta complementa o escopo do projeto original (FAPESP #2024/12620-8) e auxilia na compreensão da complexidade e realidade do sistema estudado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)