Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos vivenciados e percebidos pelos(as) estudantes das escolas participantes do projeto mãe

Processo: 24/18543-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Ismar de Oliveira Soares
Beneficiário:James Andreas Maier
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/08836-2 - Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?, AP.PP
Assunto(s):Educação ambiental   Educomunicação   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Educação climática | educomunicação | Emergência Climática | Ensino Fundamental | Educomunicação

Resumo

No Brasil, há uma certa distância histórica entre a educação ambiental e as ciências do clima (JACOBI et al, 2015; MELLO SILVA e GUIMARÃES, 2018; MARCHEZINI e LONDE, 2020; GRANDISOLI et al, 2022), o que faz com que as práticas da chamada educação climática existentes, além de insuficientes em quantidade e cobertura, tenham a tendência a apresentar "uma leitura conteudista, como repasse de significações do potencial tecno-científico, com um rol de dicas e sugestões práticas de caráter comportamental, simplista, reducionista e descontextualizada" (TAMAIO, 2010, p. 46).Por isso, o projeto "O papel da educomunicação na ampliação e qualificação da inserção da temática da emergência climática na Educação Básica no Brasil" parte da hipótese de que as práticas educomunicativas podem contribuir para que o conhecimento sobre a emergência climática seja apropriado de forma crítica e criativa pelas comunidades escolares, gerando ação local. E o(a) bolsista de Aperfeiçoamento Pedagógico - Ensino Público (EP-4) irá colaborar para testá-la a partir do monitoramento e avaliação dos resultados desse projeto mãe nas escolas participantes, com foco nos impactos vivenciados e percebidos pelos(as) estudantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)