Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações pólen-pistilo como barreira para o isolamento reprodutivo entre Pitcairnia staminea e P. albiflos (Bromeliaceae).

Processo: 24/21993-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Clarisse Palma da Silva
Beneficiário:Henrique Vilela da Mata Bianchini
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10639-5 - Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia reprodutiva   Hibridização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia reprodutiva | Especiação com fluxo gênico | Hibridação | Interações pólen-pistilo | Biologia reprodutiva

Resumo

Linhagens com fluxo gênico e que divergiram recentemente são ótimos modelos para o estudo da evolução das barreiras reprodutivas entre populações e espécies, pois permitem acompanhar a formação de híbridos e introgressão de alelos. As bromélias do gênero Pitcairnia têm sido usadas como modelo para estudos de especiação com fluxo gênico. Pitcairnia albiflos e P. staminea são espécies irmãs, endêmicas de inselbergs do Rio de Janeiro e Niterói, e que hibridizam em simpatria, apesar das fortes barreiras reprodutivas pré e pós-zigóticas relatadas em trabalhos anteriores do nosso grupo de pesquisa. Porém, ainda não foram estudadas as barreiras reprodutivas pré-zigóticas pós-polinização para esse modelo. Neste projeto, investigaremos como as barreiras reprodutivas pós-polinização promovem o isolamento reprodutivo entre Pitcairnia albiflos e Pitcairnia staminea, através da 1) avaliação da viabilidade de pólen dos parentais e híbridos em populações simpátricas e alopátricas; e 2) análise do crescimento dos tubos polínicos, através de cruzamentos entre as espécies parentais e híbridos. Esperamos que esse estudo melhore nossa compreensão acerca das diferentes barreiras que participam do isolamento reprodutivo nesse modelo de especiação com fluxo gênico e hibridação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)