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Audiologia Computacional como Instrumento para Literacia em Saúde Auditiva: Uso do ChatGPT na Educação e Comunicação em Saúde nos Projetos Wikimedia

Processo: 24/05572-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Lilian Cassia Bornia Jacob
Beneficiário:Hector Gabriel Corrale de Matos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Saúde auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiologia Computacional | Chatbots | Inteligência Artificial | Literacia em saúde | saúde auditiva | Wikimedia | Audiologia/Saúde Auditiva

Resumo

Introdução: A integração de tecnologias de Chatbots na saúde e na educação representa um avanço significativo no desenvolvimento da Inteligência Artificial generativa. Modelos como o ChatGPT possuem amplo potencial em diversas áreas do conhecimento. Os Chatbots podem desempenhar papel importante no combate à desinformação, especialmente na área da saúde, onde informações falsas podem ter consequências substancialmente negativas. Nesse contexto, a Audiologia Computacional destaca a importância da literacia digital na avaliação da qualidade da informação em saúde auditiva baseada em métodos computacionais. Os projetos da Wikimedia Foundation (WMF) são fundamentais como plataformas para disseminação de informações em saúde, abertas e dedicadas às abordagens educacionais para a literacia em saúde. Priorizar o acesso à informação e a literacia em saúde é essencial para intervenção na prevalência e impacto da perda auditiva ao longo da vida. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o uso da Audiologia Computacional para fomentar literacia em saúde auditiva em contextos educacionais e clínicos utilizando o ChatGPT em conjunto com informações abertas dos projetos de conhecimento livre da WMF. Metodologia: Para explorar o potencial dos Chatbots na promoção da literacia em saúde auditiva, será empregada uma metodologia de pesquisa baseada em um estudo de intervenção transversal. Este estudo será estruturado em duas fases com grupos de amostra pareados e estratificados aleatoriamente. Na Fase I, o ChatGPT será integrado em atividades educacionais de um curso de Fonoaudiologia, auxiliando os alunos na produção de conhecimento em saúde auditiva por meio de contribuições colaborativas na edição de conteúdo na Wikipédia e Wikidata. Os alunos receberão treinamento sobre o uso dos projetos da WMF e do ChatGPT no contexto da promoção da literacia em saúde e comunicação em saúde auditiva. Na Fase II, o ChatGPT será integrado às sessões de orientação aos usuários do Serviço de Saúde Auditiva que finalizaram a avaliação audiológica na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP, aproveitando a extração de informações da Wikipédia e do Wikidata para melhorar a precisão das informações utilizadas por alunos. Além disso, as dúvidas elencadas pelos usuários e levantar dúvidas dos pacientes sobre saúde auditiva. Ambas as fases incluirão grupos de controle para comparação com grupos de intervenção, utilizando métricas de avaliação baseadas em avaliação humana e modelos computacionais. Serão empregados instrumentos desenvolvidos pelos autores para caracterizar e avaliar o nível de alfabetização em saúde com pacientes que sofrem de perda auditiva na Clínica de Fonoaudiologia.

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