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Esporte, Adaptação e Saúde Mental: Um Estudo Integrado sobre o Bem-Estar de Acadêmicos da Área da Saúde

Processo: 24/20997-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Julio César André
Beneficiário:Jamilli Salvador Bonini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação Acadêmica | Atividades Esportivas | Bem-estar Estudantil | Ensino Superior | Identidade Acadêmica | Identidade Atlética | Saúde Mental Universitária | Educação para as profissões da Saúde

Resumo

Este estudo propõe investigar a adaptação acadêmica de estudantes universitários, focando na relação entre adaptação, bem-estar, saúde mental e prática de atividades esportivas. A adaptação acadêmica é crucial para o sucesso dos estudantes, influenciando diretamente o desempenho, satisfação e permanência no curso. Pesquisas anteriores indicam que uma boa adaptação está associada a maior bem-estar, engajamento acadêmico e integração social. Além disso, a participação em atividades esportivas pode beneficiar significativamente a adaptação acadêmica, promovendo habilidades como disciplina, trabalho em equipe e resiliência. O projeto visa integrar duas vertentes de pesquisa: a relação entre adaptação acadêmica e bem-estar/saúde mental, e a influência das atividades esportivas na adaptação. Os objetivos principais incluem avaliar a adaptação acadêmica dos estudantes, investigar sua relação com o bem-estar e a saúde mental, e examinar como a participação em atividades esportivas influencia esses fatores. Metodologicamente, será realizado um estudo transversal com estudantes da FAMERP, utilizando amostragem estratificada proporcional para garantir representatividade. A coleta de dados será feita online, aplicando questionários que abordam variáveis sociodemográficas, participação em atividades físicas, identidade acadêmica/atlética, níveis de estresse e resiliência. As análises incluirão métodos descritivos e inferenciais para identificar associações entre as variáveis estudadas. O projeto almeja não apenas contribuir para o entendimento da adaptação acadêmica e seus fatores associados, mas também oferecer recomendações práticas para melhorar a adaptação e a saúde mental dos estudantes universitários, potencialmente influenciando políticas institucionais e programas de apoio estudantil.

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