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A MÚSICA DOS SERTÕES ELOMARIANOS: uma investigação dos procedimentos harmônicos e formais em canções de Elomar Figueira Mello

Processo: 24/10911-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
Beneficiário:Luís Antônio Santos Vilalva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise harmônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise formal | Análise Harmônica | Análise semiótica | canção brasileira | Elomar Figueira Mello | Canção brasileira

Resumo

A obra musical de Elomar Figueira Mello (1937-) tem por principal meio de expressão a canção, numa concepção artística que mescla o que há de mais popular - vindo das suas origens no sertão baiano - com uma elaboração e intertextualidade eruditas, passeando entre o oral e o escrito. Assim, suas canções, de harmonias triádicas e melodias diatônicas, disfarçam grandes ambiguidades modais e harmônicas e processos musicais bastante insólitos, que, juntamente a suas estruturas, resultam em obras muito peculiares em relação ao cancioneiro popular brasileiro e às canções de câmara brasileiras. Dessa forma, o intuito desse projeto é investigar os procedimentos harmônicos e formais de Elomar. Para tanto, selecionamos cinco canções: A Pergunta, Cantoria Pastoral, Na Quadrada das Águas Perdidas, Na Estrada das Areias de Ouro e Seresta Sertaneza; a serem analisadas harmonicamente a partir de Schoenberg 1969, Vincent 1951, Tiné 2008 e Paz 2002; e formalmente através de Spencer e Temko 1994[1988]. Posteriormente, buscamos relacionar os procedimentos musicais observados aos textos das canções por meio da semiologia - Nattiez (1971 e 1990[1987]) e Tatit 1999[1994] - e da teoria das tópicas com Agawu 1991, Monelle 2006 e Piedade (2005, 2007, 2011).

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