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Desenvolvimento de metodologias preditivas para mitigação da degradação em baterias de íons de lítio em ônibus elétricos: aplicações em mobilidade sustentável

Processo: 24/23796-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Madson Cortes de Almeida
Beneficiário:Johanna Patricia Orellana Iñiguez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Mobilidade   Sustentabilidade   Energia renovável   Transição energética   Baterias de íon-lítio   Ônibus   Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise do ciclo de vida | Energias Renováveis | Mobilidade | Sustentabilidade | Transição Energética | Mobilidade Sustentável

Resumo

A urgência da transição de uma economia global baseada em combustíveis fósseis para uma alimentada por fontes de energia de baixo ou nenhum carbono, impulsionada por acordos internacionais como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, embora necessária para o desenvolvimento sustentável, pode gerar efeitos colaterais negativos, como exacerbar desigualdades preexistentes. Parte da literatura especializada da área ressalta a necessidade de compreender melhor as implicações sociais da transição energética e a importância de incorporar considerações de equidade e justiça em políticas energéticas e climáticas (Carley, Konisky, 2020). Com base nesse cenário, o presente plano de pesquisa busca compreender as implicações sociais dessa transição no contexto brasileiro, como o agravamento da pobreza energética. A pesquisa propõe estudar as soluções regulatórias e a viabilidade jurídica dessas iniciativas de transição energética.A natureza da pobreza energética é multidimensional e sua identificação está vinculada à falta de acesso adequado e acessível a serviços de energia, especialmente em populações vulneráveis, gerando impactos socioeconômicos negativos (Gomes,2018; Streimikiene, Kyriakopoulos,2023). Um exemplo brasileiro que ilustra a possibilidade da transição energética, se mal gerida, aumentar os custos de energia para os mais pobres consiste na política de subsídio cruzado aplicado à micro e minigeração distribuída de energia elétrica (Dutra,2023). Esse modelo tarifário beneficia aqueles que podem investir em fontes de energia limpa, enquanto sobrecarrega financeiramente aqueles que não podem, exacerbando desigualdades.A justificativa do presente plano de pesquisa se baseia em três pilares centrais. Primeiro, o combate à pobreza é uma questão amplamente consensual, mas as divergências recaem sobre os meios para alcançar esse objetivo. A proposta parte do princípio de que o Estado deve desempenhar um papel ativo na regulação e promoção da justiça energética, em consonância com a ideia de que o desenvolvimento sustentável exige um equilíbrio entre as dimensões ambiental, social e econômica. Segundo, a pesquisa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, particularmente os que envolvem a erradicação da pobreza, acesso à energia limpa e a construção de instituições eficazes.Terceiro, a pesquisa também é respaldada pelo arcabouço constitucional brasileiro, que visa o desenvolvimento social e a eliminação de desigualdades. A Constituição de 1988, descrita como transformadora, exige um papel ativo do Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social, incluindo a proteção dos direitos fundamentais e a função social da propriedade. Nesse sentido, a pesquisa pretende explorar como o sistema jurídico brasileiro pode ser usado para mitigar os impactos negativos da transição energética e promover políticas que não aprofundem a pobreza energética, mas sim a combatam. (AU)

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