Busca avançada
Ano de início
Entree

Tarefas de Geometria em livros didáticos de Matemática: um olhar para contextualização e demanda cognitiva

Processo: 25/02812-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral
Beneficiário:Gabriel Amancio Alves
Supervisor: Danyal Asadipour Farsani
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega  
Vinculado à bolsa:23/12141-0 - Distintas referências de contexto presentificadas nas tarefas de geometria dos livros didáticos de matemática, BP.IC
Assunto(s):Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contextalização | Demanda cognitiva | Tarefas | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa investiga a presença e a demanda cognitiva de tarefas de Geometria em livros didáticos de Matemática usados ¿¿em escolas de ensino médio brasileiras, particularmente dentro da estrutura do Novo Ensino Médio. Ele se alinha com o trabalho do grupo de pesquisa teorEMa, que estuda o papel da Geometria e da tecnologia na educação matemática. O estudo se baseia em análises anteriores de mais de 7.400 tarefas de 21 livros didáticos, identificando padrões em referências contextuais e sua relação com a demanda cognitiva. Uma metodologia interpretativa qualitativa é adotada, usando critérios de classificação para analisar a contextualização da tarefa e os requisitos cognitivos. A pesquisa visa refinar os critérios de classificação e comparar livros didáticos brasileiros com materiais noruegueses. O projeto será conduzido na NTNU na Noruega sob a supervisão do Prof. Dr. Danyal Farsani. O estágio envolverá discussões com pesquisadores internacionais, participação na conferência ICMT 5 e estudos comparativos com livros didáticos noruegueses. Os resultados serão disseminados por meio de conferências acadêmicas, publicações em periódicos e integração às atividades de pesquisa do grupo teorEMa, aprofundando as discussões sobre Geometria e demanda cognitiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)