Busca avançada
Ano de início
Entree

As implicações ético-políticas do conceito de nó frouxo em Heleieth Saffioti

Processo: 24/23136-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Filosofia Brasileira
Pesquisador responsável:Yara Adario Frateschi
Beneficiário:Massilânia Bezerra de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ético-políticas | Implicações | nó frouxo | Feminismo, pensamento feminista brasileiro, pensamento feminista negro brasileiro, racismo e relações raciais.

Resumo

Neste projeto de pesquisa, meu objetivo é investigar quais são as implicações ético-políticas do conceito de nó frouxo desenvolvido por Heleieth Saffioti. Minha hipótese inicial é que esse conceito a leva a defender uma determinada posição sobre as estratégias de luta com vistas à destruição do sistema patriarcado-racismo-capitalismo e à construção de uma democracia plena, opondo-se ao feminismo branco e liberal, de um lado, e ao "marxismo ortodoxo", de outro. Para verificar essa hipótese, em um primeiro momento, proponho analisar o conceito de nó frouxo com o intuito de investigar as implicações da inseparabilidade de seus componentes. Em um segundo momento, proponho examinar as estratégias de luta contra o sistema patriarcado-racismo-capitalismo propostas pela autora, a fim de compreender o potencial transformador que ela atribui aos movimentos sociais. Por fim, busco compreender qual é o feminismo sustentado por Saffioti, o que implica investigar a crítica que ela endereça a certos tipos de feminismo. Ao longo desse percurso analisarei, sobretudo, os seguintes textos: O poder do macho (1987), "Movimentos sociais: face feminina" (1988), "O estatuto teórico da violência de gênero" (1999), "Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero" (2001), Gênero, Patriarcado, Violência (2004), "Ontogênese e filogênese" (2009).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)