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Tradução comentada dos dois primeiros livros do Traité de l'Harmonie Réduite à ses Principes Naturels, de Jean-Philippe Rameau: estudo interdisciplinar da obra e elaboração do prefácio da tradução

Processo: 25/05892-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Adriano Guilhen Bastoge Ferreira
Supervisor: Maud Pouradier
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Caen Basse-Normandie, França  
Vinculado à bolsa:24/17133-8 - Tradução comentada dos dois primeiros livros do Traité de l'Harmonie Réduite à ses Principes Naturels, de Jean-Philippe Rameau: estudo interdisciplinar da obra e elaboração do prefácio da tradução, BP.MS
Assunto(s):Filosofia da música   Iluminismo   História do Século XVIII   Teoria musical   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia da Música | Iluminismo | Jean-Philippe Rameau | seculo XVIII | Teoria Musical | Tratados Musicais | Musicologia

Resumo

Considerando que os objetivos do projeto de estágio e do projeto desenvolvido no país coincidem integralmente, esta proposta de estágio visa desenvolver e aprofundar o trabalho em curso, que consiste na tradução comentada dos dois primeiros livros que compõem o Tratado da Harmonia Reduzida aos seus Princípios Naturais (1722) do teórico, filósofo e compositor francês Jean-Philippe Rameau, assim como em uma pesquisa interdisciplinar sobre a obra e na redação do prefácio da tradução. Composto por quatro livros, os dois primeiros estabelecem a base matemática e lógica a partir da qual o primeiro grande teórico do período triádico e idealizador do sistema tonal elaborou seu trabalho teórico-filosófico. Profundamente enraizada na cultura musical e filosófica francesa, aspirando elevar a música ao patamar de arte (que a estética clássica até então lhe negava) e a erigir, paralelamente à arte, uma ciência, esta obra não pode ser dissociada de sua dimensão intrinsecamente filosófica sem o risco de uma perda substancial na compreensão de seu impacto na música. Por essas razões, o estágio na UFR Humanités et sciences sociales (HSS-UNICAEN), sob a coorientação da professora de filosofia da arte e estética Maud Pouradier, representará uma contribuição essencial para o desenvolvimento de uma investigação efetivamente filosófica sobre a obra. Ademais, a rica infraestrutura oferecida pela universidade, o acesso facilitado a uma bibliografia secundária ampla e atualizada, assim como a proximidade das fontes primárias e a familiarização com o ambiente acadêmico e cultural francês constituirão aspectos consideravelmente enriquecedores para a pesquisa. (AU)

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