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Aplicação de controle preditivo baseado no modelo ao conversor no lado da rede em um carregador bidirecional de bateria para veículos elétricos

Processo: 25/02648-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 22 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 19 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho
Beneficiário:Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho
Pesquisador Anfitrião: Sorin Olaru
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)
Instituição Anfitriã: École Centralesupélec, França  
Vinculado ao auxílio:17/11986-5 - Geração e Armazenamento de Novas Energias: trazendo desenvolvimento tecnológico para o país, AP.PCPE
Assunto(s):Controle preditivo   Eletrônica de potência   Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Preditivo | conversor conectado à rede elétrica | eletrônica de potência | veículo elétrico | eletrônica de potência

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a aplicação do controle preditivo baseado no modelo (MPC, Model Predictive Control) no conversor de potência bidirecional no lado da rede de um carregador para VEs através de um estágio de pesquisa realizado pelo prof. Alfeu Sguarezi. O objetivo final é atingir elevado grau de regulação de potência do veículo-para-rede com baixo nível de distorção harmônica injetada na rede, além de garantir umaoperação diante de distúrbios internos e externos. O sistema proposto contém um conversor de potência no lado da rede trifásica e o carregamento da bateria é emulado, no primeiro momento, por uma fonte programável conectada no lado do barramento de corrente contínua (CC). O projeto do MPC no espaço vetorial é um dos principais desafios desse projeto, o qual se pretende superar por meio de análise teórica dos valores singulares (SVD, Singular Value Decomposition), simulações e testes experimentais. Os estudos no âmbito deste projeto buscam contribuir para a transição eficiente para a mobilidade elétrica e para o desenvolvimento dos recursos de energia distribuídos nas futuras redes inteligentes (SmartGrids). (AU)

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