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Integração de Computação na Borda e Algoritmos Anticolisão com base em IA Cooperativa para Operações com Drones

Processo: 25/08667-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Bittencourt
Beneficiário:Lucas de Paula Soares
Supervisor: Fredrik Heintz
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Linköping University (LiU), Suécia  
Vinculado à bolsa:24/01769-0 - Utilizando Computação na Borda e 6G para serviços com drones, BP.MS
Assunto(s):Inteligência artificial   Redes de computadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmos Anticolisão | Computação na Borda | Inteligência Artificial | Operações com Drones | Redes de Computadores

Resumo

Os serviços de entrega por drones estão em popularidade atualmente por oferecer eficiência para centros de logística. O advento das redes 5G/6G e da computação na borda corrobora a viabilidade deste modelo. No entanto, uma barreira significativa para sua adoção na prática é garantir a segurança operacional, especialmente em espaços aéreos de alta densidade com risco substancial de colisões de drones.Esta proposta FAPESP BEPE aborda o desafio crítico de evitar colisões em sistemas de entrega por drones, integrando algoritmos cooperativos de inteligência artificial (IA) baseados em aprendizado de máquina com o paradigma de computação na borda. Técnicas de IA baseadas em aprendizado são particularmente promissoras neste contexto, permitindo que UAVs se adaptem a condições dinâmicas e reutilizem políticas ótimas.Com base no framework de simulação existente - desenvolvido e melhorado pelo candidato - o objetivo principal deste projeto é incorporar um algoritmo inteligente e cooperativo de prevenção de colisões baseado em IA num ambiente de software-in-the-loop (SITL). O estudo examinará como o offload desses algoritmos para servidores na borda influencia o desempenho e a segurança do algoritmo. A pesquisa proposta será realizada na Universidade de Linköping sob a supervisão do Professor Fredrik Heintz, cujo grupo na Divisão de Inteligência Artificial e Sistemas Integrados (AIICS) tem uma longa experiência em IA e sistemas autônomos. A especialização do laboratório e as fortes ligações do Professor Heintz a parceiros industriais como a Ericsson e a SAAB proporcionam um excelente ambiente para avançar e validar esta fase do projeto. (AU)

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