Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomateriais para medicina regenerativa: preparação e caracterização de um gel cicatrizante contendo uma proteína extraída da seda (fibroína) e moléculas geradoras de NO.

Processo: 25/05648-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Mauricio Cavicchioli
Beneficiário:Maria Luiza Ferreira Mestrinel
Instituição Sede: Universidade de Araraquara (UNIARA). Associação São Bento de Ensino. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Cicatrização   Sobrevivência celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | cicatrização | fibroína | nitroprussiato de sódio | uso tópico | viabilidade celular | Biomateriais

Resumo

Apesar dos avanços significativos, desafios persistem na área de cicatrização de feridas. Muitas terapias promissoras falham em alcançar aprovação regulatória devido à dificuldade em atingir o critério principal de "cicatrização completa", exigido por órgãos como a FDA. Isso limita o progresso no tratamento de feridas crônicas. Pacientes com doenças associadas, como diabetes ou insuficiência renal, enfrentam desafios adicionais que complicam o processo de cicatrização. Portanto, a investigação de novos biomateriais e ou medicamentos que auxiliem e acelerem a cicatrização de feridas é bastante importante e estes estudos incluem o uso de agentes bioativos como biopolímeros, proteínas, agentes angiogênicos, etc.Um biomaterial promissor é a fibroína, que é uma proteína da seda produzida pelo bicho-da-seda Bombyx mori. Ela pode ser transformada em um material sólidos poroso, filmes ou géis, que apresentam alta biocompatibilidade, degradabilidade lenta e tem a capacidade de promover a adesão de células em sua superfície. Os géis são fisicamente compatíveis com cremes utilizados com veículos em produtos cicatrizantes.Um segundo composto bioativo que será introduzido nos cremes são os compostos geradores de NO, como o nitroprussiato. Eles têm propriedades angiogênicas e de aumento da proliferação celular.Neste trabalho serão preparados cremes contendo fibroína da seda e nitroprussiato de sódio e será abordada a viabilidade e capacidade de estímulo de crescimento de células de fibroblastos, in vitro. A partir dos resultados obtidos, verificaremos se haverá sinergismo dos efeitos proliferativos, quando os componentes estiverem juntos. Os resultados serão divulgados em congressos e reuniões científicas, e poderão ser publicados em artigos científicos especializados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)