Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de implementação de uma intervenção tecnológica interativa para melhora de sintomas de saúde mental em usuários de Atenção Primária à Saúde (Projeto CONEMO)

Processo: 25/06212-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Paulo Rossi Menezes
Beneficiário:Alice Castro Menezes Xavier
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária | Ciência da implementação | Intervenção digital | Transtornos Mentais Comuns | Saúde Mental

Resumo

Justificativa:O Transtorno Depressivo Maior (TDM) e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) são altamente prevalentes e impactam significativamente a saúde pública, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil. Estudos apontam que entre 51,9% e 64,3% dos pacientes em cuidados primários apresentam algum transtorno mental. Apesar da eficácia de terapias não farmacológicas, o acesso ao tratamento é limitado por barreiras socioeconômicas e pela concentração de recursos especializados em centros urbanos. O uso de intervenções digitais é capaz de sobrepor essas barreiras, no entanto, muitas dessas intervenções, especialmente as com pouco suporte profissional, carecem de evidências robustas sobre sua efetividade.Objetivo:Implementar e avaliar a intervenção digital chamada CONEMO (CONtrole EMOcional), baseada em técnicas de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com mínimo suporte profissional. O foco é reduzir sintomas depressivos e ansiosos em adultos usuários da atenção primária à saúde. A eficácia do CONEMO para sintomas depressivos já foi comprovada em estudos anteriores.Metodologia: o estudo será realizado em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna (SP). Trata-se de um estudo pragmático, prospectivo, de implementação. Os participantes serão recrutados por QR Code nas UBS, que direciona a um questionário de triagem com dados pessoais e sintomas de saúde mental. Critérios de inclusão: idade ¿ 18 anos, atendimento em UBS participante, sintomas significativos de depressão (PHQ-9 ¿ 10) e/ou ansiedade (GAD-7 ¿ 10), e capacidade de leitura no smartphone ou tablet. Critério de exclusão: risco grave segundo protocolo S-RAP (risco suicida), sendo esses indivíduos encaminhados para atendimento especializado. Os participantes elegíveis acessarão o aplicativo CONEMO e a equipe de saúde terá acesso a uma plataforma online para monitoramento do progresso. As UBS serão divididas aleatoriamente: metade poderá aplicar o CONEMO para depressão e ansiedade simultaneamente, e a outra metade apenas para depressão, visando analisar os efeitos dessa sobreposição nas taxas de adesão e eficácia. A eficácia será medida com base em escalas de sintomas de depressão (PHQ-9), ansiedade (GAD-7) e insônia (IGI), aplicadas ao final da intervenção e três meses após. Os desfechos de implementação incluirão dados qualitativos (aceitabilidade, usabilidade, experiência do usuário, engajamento) e quantitativos (efetividade, retenção, segurança). Também será avaliado o envolvimento dos profissionais de saúde por meio de número de interações com a plataforma CONEMO e participação em grupos focais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)