Busca avançada
Ano de início
Entree

A abordagem lacaniana ao todo e não-todo fálico no seminário 20 - Mais, ainda (1972-1973): a não-relação a partir da tábua da sexuação.

Processo: 25/05998-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Dionisio
Beneficiário:Maria Júlia de Fátima Alves Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Jacques Lacan   Teoria psicanalítica   Relação sexual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Falo | gozo | Lacan | Relação sexual | Tábua da sexuação | Teoria psicanalítica

Resumo

O presente projeto de pesquisa, de caráter teórico-conceitual, pretende realizar uma análise sistemática da tábua da sexuação, conforme introduzida por Jacques Lacan em seu seminário XX - Mais, ainda (1975). Objetivamos investigar os pressupostos subjacentes à tábua para argumentar em favor do aforismo lacaniano da não-existência da relação sexual, a considerar o papel da mediação fálica no endereçamento entre as duas posições sexuadas fixadas em seu ensino. De tal forma, a referida análise deve abarcar conceitos localizados em outros momentos de sua obra, indispensáveis para uma compreensão aprofundada do tema em questão. Ao longo da pesquisa, revisaremos o complexo de édipo lacaniano como processo estruturante do sujeito do inconsciente, descrevendo a atualidade do gozo fálico em ambos os termos da tábua, bem como investigando a divisão do sujeito não-todo fálico entre gozo e linguagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)