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A escrita inicial em contexto do PEJA: um estudo comparativo da junção nas tradições discursivas narrativa e prescritiva.

Processo: 25/03162-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Manuella Fernanda Mendonça Gava
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de Jovens e Adultos | ensino de escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Aquisição da Escrita

Resumo

Inserida no Projeto "Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico" (FAPESP-2022/02850-0), esta proposta de pesquisa objetiva descrever e analisar, numa abordagem comparativa de natureza linguístico-discursiva, o funcionamento dos mecanismos de junção (MJs) em textos das tradições discursivas (TDs) narrativa e prescritiva, produzidos por adultos, em processo de aquisição da escrita, no contexto do Programa para Educação de Jovens e Adultos (PEJA - UNESP/Assis-SP). A proposta fundamenta-se nos conceitos de heterogeneidade da escrita, segundo Corrêa (2004), de aquisição da escrita entendida como movimentação do sujeito, conforme Lemos (1998), em um espaço caracterizado pelas TDs, na linha de Lopes-Damasio (2019, 2022), a partir de um diálogo crítico com a proposta de Kabatek (2005), por meio de uma abordagem metodológica de natureza qualitativo-quantitativa, com levantamento das frequências token e type (Bybee, 2003) dos MJs. Espera-se, como resultado, estabelecer relações de aproximação e/ou distanciamento entre o funcionamento dos MJs e, por extensão, das TDs que constituem, focalizadas em aquisição da escrita no contexto do PEJA. Com esse resultado, busca-se contribuir para o desenvolvimento do Projeto em que esta proposta se insere, e, desse modo, de um campo de investigação bastante carente no contexto nacional: aquele da aquisição da escrita experimentada por jovens e adultos. (AU)

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